Um dos motivos de orgulho para o Movimento Saúde Mental (MSM) é o ciclo de solidariedade que se forma a partir de ações da instituição. Ou seja, após serem beneficiados com ações do MSM, parte das pessoas retornam para contribuir com o cuidado e capacitação de outras pessoas.

Desta vez, em parceria com o Instituto Cooperforte, o ciclo foi formado com trocas de conhecimento entre gerações de alunas da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do MSM. 

No dia 13 de setembro, o projeto “Gastronomia e Terapia”, financiado pelo Instituto Cooperforte, recebeu a oficina de “Copos de Felicidade”. Naquele momento, quem ministrou a aula foi Mairla Géssica, ex-aluna da EGA.

A confeiteira conta sobre a sua trajetória iniciada em 2016 na EGA: “Me senti muito acolhida por todos, me encontrei, essa é a palavra. Com a vivência entre a turma na cozinha e na terapia pude ter a certeza que era isso que queria pra mim. Seguir carreira na confeitaria. Foi uma linda virada de chave na minha vida”.

mairla completou ciclo de solidaridade

Sobre o retorno à cozinha em que deu os primeiros passos na confeitaria, ela diz:  “é um sonho realizado. Sempre quis retribuir com o mesmo amor a outras mulheres o que eu aprendi e vivi e foi uma experiência única, ver o brilho nos olhos da turma todos atentos ao que eu estava passando. Muito gratificante, e também para fazê-las se sentirem encorajadas e que elas também podem chegar longe seguindo seus sonhos”.

Para as atuais alunas da EGA, ela aconselha: “Acreditem em si, mesmo nos dias difíceis. Ergam a cabeça, estudem e se dediquem naquilo que amam. Nós podemos chegar onde nós quisermos”.

A Escola de Gastronomia Autossustentável

A EGA foi fundada em 2016 pelo Movimento Saúde Mental. Desde então, foi firmada uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do projeto de extensão ‘Gastronomia Social’, do curso de Gastronomia da UFC. No projeto “Gastronomia e Terapia”, os estudantes da UFC também ministram as aulas.

Redação: Rayssa da Costa