Um grupo de professores/as e estudantes de Psicologia, participantes do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI), realizado em Fortaleza, visitou o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), dia 7 de maio. Eles vieram conhecer as atividades desenvolvidas através da parceria do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o Movimento.

Durante a visita, coordenada pela professora Verônica Ximenes (Nucom) e Márcia Cristine Oliveira, coordenadora do MSMC, a professora Maritza Montero, da Universidade Central da Venezuela, propôs à coordenação do Movimento a elaboração de um artigo para uma revista especializada em desenvolvimento de Psicologia Comunitária, dos Estados Unidos. Maritza e os demais visitantes conheceram a Palhoça, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário e a Casa de AME.

Participaram da visita, além da professora Maritza, os professores: Jáder Leite (UFRN), Betanea Morais e Elivia Cidade (UECE), Clarice Catelan (UNIPAR/Paraná), James Moura (Doutorando em Psicologia da UFRGS). Estudantes da UFC e UECE e alunos da pós-graduação em Psicologia da UFC também participaram da visita.

O 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI), realizado de 8 a 11 de maio, trata de temas relacionados a psicologias, contemporaneidade e inserção social: desafios e perspectivas. Uma oportunidade para professores, alunos e universidades para pensarem a profissão a partir das experiências sociais.

A coordenadora de articulação indígena do MSMC, Natália Martins, está participando deste congresso.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.