“O voluntariado é a expressão do sentimento de gratidão com a vida”, lembrou o Pe. Rino Bonvini, no encontro de acolhida dos voluntários que aconteceu na manhã de hoje, 29 de março, na Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), equipamento do Movimento Saúde Mental. O encontro contou com a presença de 30 voluntários das mais diversas áreas que se disponibilizaram a partilhar seus saberes com a comunidade e com os projetos desenvolvidos no Movimento.

Para o Pe. Rino, os voluntários são como “oceanos de boa vontade, de bem querer, de solidariedade”. Os oceanos se “curvam” para receber água dos rios, por isso são tão imensos, se enchem do movimento das águas que chega até eles. Assim é o voluntariado, um exercício de se encher das mais diversas experiências das vidas que cruzam as suas, com o objetivo de fazer com que os espaços onde atuam “tenham vida, e vida em abundância”, lembra Bonvini.

O Movimento sempre recebeu uma demanda espontânea de voluntários, mas essa foi a primeira vez que foi lançado um edital com inscrição nesse sentido, lembra Natália Martins, diretora executiva do Movimento, no encontro de acolhida. Para ela, essa é uma oportunidade de envolver ainda mais a comunidade nos projetos, com gente nova vinda, inclusive, de muitos outros bairros da cidade.

“Fiquei surpresa com o número de pessoas que se inscreveram e com a diversidade de experiências e profissões dos voluntários. Isso prova que o Movimento ultrapassou as fronteiras do bairro e chegou a toda a cidade”, afirma Natália.

Voluntariado e cidadania

“Ser voluntário é um exercício cidadão que nos faz retomar nossa consciência comunitária e criar novos laços afetivos, dentro de uma comunidade inspirada e determinada a encontrar soluções positivas para situações emergentes. Nesse sentido, nosso programa de voluntariado abre as portas do Movimento Saúde Mental, para novos (as) colaboradores (as) apoiarem no desenvolvimento de atividades no âmbito da Saúde mental, da cidadania, cultura e educação”, pontua Isabel Viana-coordenadora da Casa AME.

A partir das suas experiências, os voluntários apresentaram que área ou projetos querem colaborar dentro do Movimento Saúde Mental. O movimento atende os mais diversos públicos, em oito projetos espalhados pelo Bom Jardim e bairros próximos.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.