Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental Comunitária em parceria com a CBM, e com co-financiamento da União Europeia, levou turmas de crianças e adolescentes para conhecerem Cineteatro São Luiz. O equipamento fica no Centro de Fortaleza. A visita aconteceu em dois grupos, nos dias 9 e 20 de outubro.

“Foi a realização de um sonho para as crianças, pois algumas delas nunca tinham ido ao cinema”, comenta Darlildo Lima, um dos educadores do projeto. Os filmes trouxeram mensagens de respeito aos direitos humanos, dedicação ao outro e à família, além de aspectos da cultura.

Lá, as crianças assistiram a cinco curtas-metragens. Entre os audiovisuais se destacaram “Três por três, Eu queria ser um monstro, O gigante, Disk Quilombola e Cabeça de papelão.

As crianças ficaram deslumbradas com a imponência do São Luiz, o cinema mais antigo da cidade em funcionamento. O Cineteatro São Luiz, inaugurado em março de 1958, foi adquirido pelo Governo do Estado e reformado em 2014.

O brilho nos olhos e sorrisos, revelam mais uma vitória do Sim à Vida: proporcionar cinema para as crianças, descrevem os educadores. Foram aproximadamente 80 crianças e adolescentes dos espaços de Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza, incluídas na faixa etária de 7 a 12 anos.

As visitas fizeram parte do programa Escola no Cinema: Maratona de filmes de curta-metragem voltados para o público infanto-juvenil. O programa tem como público alvo as escolas públicas e Organizações da Sociedade Civil.

As crianças foram acompanhadas por Nadya Pitaguary, Darlildo Lima, Claudia Rodrigues, Ana Virgínia e Tiana.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.