O mestre Skye e sua assistente, Ivone Riquelme ministraram um curso de Introdução a Permacultura para 48 participantes e colaboradores do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). O curso aconteceu no sítio Wopila, em Maracanaú, um dos espaços do Movimento, nos dias 31.08 e 01.09.2013.

“O curso de Introdução à Permacultura favorece às pessoas uma maneira fácil e rápida para começar a entender a essência e o potencial da permacultura em sua vida, na sua comunidades e no seu trabalho”, comentou Skye.

“A permacultura é uma das possibilidades previstas na Abordagem Sistêmica Comunitária”, lembrou, Rino Bonvini, presidente do MSMC. A socioterapia de múltiplo impacto trabalhada na instituição foi experimentada anos atrás e, agora, está sendo retomada com entusiasmo pelos participantes do MSMC.

Essa formação básica procurou “sensibilizar colaboradores e amigos do Movimento para a importância de conservar nossos recursos naturais de forma sustentável e econômica”, comenta Elizeu de Sousa, coordenador de Eco-Educomunicação.

Skye adaptou o curso ao anseio dos participantes em ter um primeiro contato com a Permacultura. Foram duas manhãs de trabalho teórico e participativo e duas tardes de mutirões para instalar uma nova paisagem no sítio.

Foram implantados um “circulo de bananeiras”, para captar águas de pias e lavatórios e um “canteiro de ervas e flores” ao redor do chuveiro do quintal. Também foram plantadas mudas de verduras e fruteiras.

Após um planejamento, realizado pelas equipes em campo, foi marcada uma curva de nível e iniciada a escavação para um dique de infiltração de água com a finalidade de umidificar o solo do sítio. Além disso, as intervenções sugeridas foram:

    • construção de duas cisternas de ferro-cimento para captação de água da chuva;
    • um banheiro seco;
    • um sistema de irrigação por gotejamento com garrafas pet perfuradas;
    • um jardim ao redor dos lavatórios dos banheiros do quintal e um outro circulo de bananeiras para captar as águas dos lavatórios dos quatro banheiros do quintal.

 

Para o aproveitamento dos resíduos dos vasos sanitários foi planejada a construção de duas Bacias de Evapotranspiração (BET). As equipes de trabalho criativo ainda sugeriram uma vala de longo comprimento, próxima ao muro lateral da propriedade, para captar as águas de lavatórios dos banheiros sociais do auditório e do banheiro do duplex anexo, com a mesma composição orgânica dos círculos de bananeira.

Essa riqueza de sugestões foi realizada em pouco mais de meia hora de planejamento integrado dos grupos que circularam pelo sítio na manhã de domingo, atentos ao princípio fundamental da Permacultura: “observar e interagir”.

Durante os momentos teóricos foi sugerida por Skye a “Picancarri” uma metodologia que trabalha a ideia de um tempo de pensar, planejar, agir e viver “sempre agora”.

Metodologia participativa

Com a ajuda da participação de duplas e grupos de pessoas, multiplicando e triando ideias, sem repetições, foram acentuados os princípios que contribuem para a permacultura. Dentre eles: trabalhar “em ciclos, pensar globalmente e agir localmente, integrar ao invés de segregar, considerar a diversidade ecológica e social, desenvolver a criatividade para responder às mudanças”.

Também foi refletido sobre a importância do trabalho das formigas e das minhocas para adubar o solo; sobre sistemas de coleta de água de chuva e a constatação de que o homem é o único animal produtor de lixo e ainda que, em plena era moderna e tecnológica, deposita suas fezes dentro d’água, contaminando e desperdiçando esse líquido precioso e essencial à vida.

Skye, que é mestre de Planejamento Integrativo de Sistemas Eco-Sociais, ainda relatou a história do surgimento da permacultura como um movimento social que desenvolve a “cultura da resiliência” e fez um breve relato da história da agricultura da Austrália, seu país de origem.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.