Os meninos e meninas acolhidos pelo projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental (MSM), visitaram a Casa de José de Alencar (CJA). A ação foi realizada no dia 28 de maio de 2022, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar.

Durante a visita, 55 crianças do projeto participaram de diversas atividades como: jogos e brincadeiras, brinquedos infláveis, teatro infantil, show musical e pintura facial.

A programação de brincadeiras coincide com as atividades desenvolvidas no Sim à Vida. Isso porque, diariamente, as crianças acolhidas no contraturno escolar são envolvidas em atividades lúdicas, que estimulam as inteligências múltiplas, a autoestima e o autoconhecimento.

Esta foi a 11° edição do evento “Brincar na UFC: um direito de todos”, realizado na Casa de José de Alencar, administrada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, o projeto Sim à Vida integra a Extensão da mesma universidade.

As crianças ainda não conheciam a Casa de José de Alencar

A coordenadora do Sim à Vida, Balbina Lucas, explica que esses momentos lúdicos são ainda mais especiais para as crianças do projeto. Isso se dá pela dificuldade no acesso a esse tipo de espaço. 

“A criança tem que brincar, correr, pular, subir na árvore. Então, isso deixa a gente muito feliz em saber que a gente contribui para essas crianças terem uma nova perspectiva e conhecerem a cidade na qual eles vivem”, finaliza.

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra às drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.

Redação: Rayssa da Costa