Uma parceria entre o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) e o Beach Park, a partir de um diálogo feito anteriormente em um evento, tem proporcionado o ingresso de jovens da comunidade no mercado de trabalho disponibilizando vagas de emprego. A empresa ministrou palestra para esclarecer e divulgar oportunidades para os moradores do Bom Jardim.

O jovem Gabriel Paulo foi um desses moradores que participou da palestra e diálogo com a supervisora de RH do Beach Park, Emanuele Rodrigues, e Camila Miranda. Depois de ir à empresa para a segunda fase da seleção, Gabriel diz estar bastante animado diante da possibilidade de assumir uma vaga de promotor de marketing na área de vendas.

Oferecer condições como vagas de emprego é uma das ações desenvolvidas pela Abordagem Sistêmica Comunitária do MSMC, que contempla o ser humano em sua múltipla dimensão biopsicossocioespiritual (corpo-mente-comunidade-espiritualidade). Essa tecnologia social desenvolve, também, atividades de terapia comunitária, massoterapia, reiki, horta comunitária, farmácia viva, permacultura, oficinas de música, artes plásticas, artesanais, grupos de autoestima, qualificação profissional e inclusão digital, dentre outras.

A Abordagem Sistêmica Comunitária possibilita, ainda, o fortalecimento da base familiar e comunitária, com serviços pautados pela ética da solidariedade. Além disso, pauta o respeito à alteridade, a promoção dos Direitos Humanos, especialmente das Crianças e Adolescentes; bem como por ações de inclusão socioeconômica e cultural, estabelecendo novos fluxos e articulações interinstitucionais e intersetoriais, inserindo a rede pública de ações e serviços de forma a difundir as inovações propiciadas por esta experiência.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.