Um grupo de crianças e adolescentes do programa Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), participou de uma oficina de interpretação para cinema, realizada na Casa AME (Arte, Música e Espetáculo). Foram cinco momentos de atividades desse programa do Movimento, onde os alunos aprenderam noções básicas de atuação com especialistas da área.

A oficina de 24 horas-aula foi ministrada por Fernanda Brasileiro, graduada em Cinema pela Universidade Federal do Ceará, e Juan Monteiro, estudante de Licenciatura em Teatro pela Universidade. Os instrutores realizam, junto com os jovens, atividades sensoriais que relaxam o corpo e mente para expandir sua criatividade e desenvoltura nas atuações. Além disso, eles também se familiarizam com o uso de figurino e ambientação.

A instrutora Fernanda explica que essas práticas trabalharam a voz e a mobilidade em situação de cena. A aceitação dos alunos, segundo Fernanda, foi positiva. “Eles foram gostando de algumas brincadeiras que fazíamos, principalmente brincadeiras de improviso, onde eles exercitavam mais a criatividade”.

Daniel Lima, do Sim à Vida, foi um dos participantes da oficina. Ele classifica o projeto como um “divisor de águas”, já que os aprendizados não ficam somente nas artes cênicas: “Com as dinâmicas trabalhadas, ela fortalece o pouco de conhecimento que a gente tinha sobre o teatro. Elas servem tanto para o desenvolvimento pessoal como em grupo, melhorando o nosso relacionamento”.

A oficina foi realizada entre os dias 2 e 17 de maio. Os alunos foram estimulados a atuar em um vídeo de ficção utilizando os espaços do Movimento como locação das filmagens. No último dia de oficina, Fernanda disse que os alunos falaram “sobre coisas complicadas do seu cotidiano, como violência, alcoolismo ou homofobia, em rodas de conversa, de forma bem humorada, e é bacana essa troca que foi estabelecida através da interpretação”.

O programa Sim à Vida, de prevenção às drogas, é co-financiado pela CBM Internacional e União Europeia. Este texto foi elaborado com a participação financeira da União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.