Neste sábado, 27 de outubro, o presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária, Rino Bonvini e a psicóloga Natália Martins, realizam conferência e oficina vivencial sobre Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), em Assunção, capital do Paraguai. A ASC é a tecnologia socioterapêutica do Movimento.

Na visita, Rino e Natália, vão conhecer comunidades que trabalham a promoção da saúde integral, coordenadas pela Fundación Visión (FV). A proposta é compartilhar experiências desenvolvidas no Brasil pelo MSMC.

Durante a conferência, realizada pelo Programa de Saúde Mental, Fundação Visión, CBM International e Movimento Saúde Mental Comunitária, padre Rino fará o lançamento da cartilha sobre a metodologia socioterapêutica de múltiplo impacto, a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), em espanhol.

A tecnologia socioterapêutica do Movimento já é reconhecida pelo MHIN, portal internacional de inovações em Saúde Mental, vinculado à Organização Mundial de Saúde. A cartilha da ASC tem co-financiamento da CBM e União Europeia a partir do Projeto Sim à Vida, realizado em Fortaleza e Região Metropolitana.

A ASC é sistematizada com a participação da Dialogus Consultoria e da ChildFund Brasil e do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) em sua difusão.

SERVIÇO:

Agenda do Padre Rino Bonvini e Natália Martins em Assunção, Paraguai, a convite da Fundación Visión e da CBM.

Quinta-feira, 25 de outubro:

10h, reunião no Centro de Dependência da Fundación Visión com profissionais da diretoria de Saúde Mental para troca de experiências.
12h, almoço de boas vindas para atualizar informações desde a última reunião, com coordenação local de Saúde Mental.
14h, visita a primeira comunidade que trabalha a promoção da saúde integral.
16h, visita a segunda comunidade que trabalha a promoção da saúde integral.
18h, visita a terceira comunidade que trabalha a promoção da saúde integral.

Sexta-feira, 26 de outubro:

9h, reunião do intercâmbio e apresentação do MSMC, seu trabalho conjunto com a CBM e diretrizes para a Saúde Mental CBM.
10h, a direção do Programa de Saúde Mental da Fundación Visión (FV) apresenta a proposta inicial do Plano Estratégico e do Plano Anual do Programa de Saúde Mental da FV.
11h, Perguntas, troca de ideias, pontos de encontro e particularidades (independências).
14h, revisão e encerramento da proposta de FV à CBM.

Sábado, 27 de outubro:

8h30, abertura do evento com as boas vindas da FV.
9h, situação de Saúde Mental, relatório de Alexander Paez da unidade de projetos da FV.
9h30, lançamento da cartilha da Abordagem Sistêmica Comunitária, com exposição de padre Rino e Natália.
11h, exposição sobre o trabalho do MSMC, em Fortaleza, Ceará, Brasil.
14h, vivência promovida pelo MSMC.
15h30, encerramento e entrega de certificados.
16h30, visita à Assunção.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.