Até o dia 27 de julho, o Movimento Saúde Mental (MSM) e o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) distribuíram 200 vales-gás para moradores do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Na ação emergencial, as pessoas cadastradas estão recebendo, por meio da entrega do vale, o conteúdo de um botijão de gás de cozinha. A troca pode ser feita até o mês de novembro.

Os vales-gás poderão auxiliar os beneficiados no enfrentamento às questões de insegurança alimentar, uma vez que há pessoas que não têm como cozer o alimento. Incerteza financeira é outro problema enfrentado na periferia. Assim, se dá uma contribuição que também auxilia no bem estar das pessoas, nesse momento de desemprego e inflação em alta.

Cuidar das pessoas em sua dimensão socioeconômica – neste caso extraordinário quando no país cresce a fome e o desemprego – também faz parte da Abordagem Sistêmica Comunitária do MSM, buscando auxiliar no equilíbrio biopsicossocioespiritual da pessoa.  

Vales-gás entregues no Movimento Saúde Mental

Nesta ação, foram acolhidas pessoas em condições de vulnerabilidade social, com renda menor que um salário mínimo ou que estão no cadastro único. Também foram incluídas pessoas sem renda e que não também disseram não ter recebido quaisquer outros benefícios.

Dentre os moradores do Bom Jardim cadastrados pelo MSM também estão mães de crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida e do Laboratório de Tecnologia (LABInec), assistidos pelas práticas de cuidado. Também foram incluídos voluntários do MSM em situação de baixa renda.

Rosamy é uma das beneciadas pela entrega dos Vales-gas

Antonia Rosamy é moradora do bairro Parque São Vicente, no Grande Bom Jardim, e é uma das beneficiadas pela ação. Ela conta que “sabendo que os aumentos (do preço) das coisas estão um absurdo, melhora sim no orçamento do mês. Faz a diferença!”.

A distribuição de vales-gás faz parte do projeto Gás para Todos, uma iniciativa nacional da Organização Não Governamental (ONG) Ação pela Cidadania, com financiamento da Petrobras. Dessa forma, o Inec é o representante estadual da ação, enquanto o MSM é parceiro para o cadastro e distribuição dos vales.

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa