Crianças e adolescentes do programa Sim À Vida do Movimento Saúde Mental (MSM) participam de aulas práticas de elaboração de games digitais. São atividades que despertam as múltiplas inteligências e apontam para uma futura profissão.

Essas aulas acontecem no LabInec, laboratório de tecnologia do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), inaugurado em 2018 no Bom Jardim, na Casa AME do MSM, numa parceria entre as duas instituições.

Para a faixa etária acolhida pelo Sim À Vida, de 7 a 14 anos, são disponibilizados três cursos: Robótica, Jogos Digitais e Aplicativos.

Uma das crianças beneficiadas pelo LabInec e pelo Sim à Vida é Maksuel Freitas de Lima, de 11 anos, que participa do curso de Robótica. O menino conta que, após o início do curso, passou a sonhar em ser “criador de robôs”.

Maksuel começou a acompanhar o Sim à Vida em 2015, junto com sua mãe, que era educadora do projeto no núcleo do Marrocos. Depois, ele foi inscrito no programa e acolhido no contraturno escolar. Atualmente, além do curso de Robótica, Maksuel participa também das aulas de flauta e da biodança.

As atividades oferecidas para as crianças e adolescentes nos espaços do Movimento têm como objetivo o equilíbrio biopsicossocioespiritual, através dos estímulos cognitivos, terapêuticos, artísticos e esportivos.

Com o acolhimento do Sim à Vida, as crianças e adolescentes têm sua autoestima fortalecida, com parte do seu dia ocupado com atividades lúdicas, arte, música, jogos, convivência fraterna e cuidados socioterapêuticos.

Essas são estratégias para prevenir as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, evitando situações de violências e dependências às drogas. O Sim à Vida também facilita o acesso à justiça, em caso de violação de direitos.

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.