O Movimento Saúde Mental realizou nesse mês de setembro, o Movimento Ame. A ação do Setembro Amarelo promoveu uma itinerância de atividades artísticas e terapêuticas em prol da valorização da vida, do bem estar e da alegria como forma de transformação e (re)existência.

Marcado pelas ações de conscientização e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo foi o plano de fundo para as atividades que aconteceram em parceria com a escola Porto Iracema das Artes e as escolas públicas Adélia Brasil Feijó e CAIC Maria Alves Carioca.

Suicídio e saúde pública

“Atualmente os dados sobre suicídio entre jovens apontam que essa é a segunda maior causa de morte entre jovens, em primeiro lugar temos a Violência. Se pensarmos em números absolutos, a maioria dos suicídios ocorre em países de baixa e média renda, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, lembra Isabel Viana, coordenadora da Casa Ame do Movimento.

A OMS fala de mais de 800 mil pessoas por ano que são acometidas pelo suicídio. Essa é a segunda maior causa de morte no planeta entre os jovens de 15 a 29 anos.

“É necessário envolver a sociedade nessa temática e trabalhar a prevenção e a atitude positiva frente aos problemas atuais. Os jovens sofrem muitas vezes em silêncio por diversos fatores (sociais, ambientais, econômicos), é preciso romper a fronteira do tabu e oferecer atendimento qualificado”, indica Viana.

O Movimento Ame

A ação ofereceu diversas atividades, como apresentações artísticas, rodas de conversas e oficinas, além de heiki e massagem. Isabel diz que o Movimento Ame atingiu sua meta de mediar o debate sobre a promoção da vida com atividades artísticas e terapêuticas.

“As escolas parceiras já haviam nos procurado antes para demandas relacionadas á saúde mental dos jovens, então pensar e realizar o Movimento AME atende a esse intuito de aproximar os jovens desse debate, acolhê-los, escutá-los e promover possibilidades para seu empoderamento, autoestima e autoconhecimento em espaços de convivência saudável”, comenta Isabel.

Para o psicólogo Rafael Sousa, que participou da atividade no Porto Iracema das Artes, esse foi um momento de se conectar consigo mesmo. “Foi um espaço importante de tirar um momento em meio a correria da vida para se conectar consigo mesmo, com os outros e exercer autocuidado”, partilha Rafael.

“Ter o Movimento Ame junto ao Porto Iracema das Artes foi muito importante, primeiro pelas vivências do tema. Setembro Amarelo é um mês onde essas questões aparecem para serem discutidas, mas o cuidado de si e o cuidado com o outro, com aqueles que estão ao nosso redor, deve ser cultivado todos os dias”, comenta Andrei Bessa, coordenador de teatro do Porto Iracema das Artes.

Diretamente, 80 pessoas, nas três escolas, a maioria jovens, foram beneficiadas pelo Movimento Ame.

Acolher, escutar e cuidar – Missão do Movimento Saúde Mental

O Movimento já atua há 23 anos promovendo qualidade de vida na maior periferia de Fortaleza, que é o Grande Bom Jardim. As ações são realizadas a partir da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), amplamente reconhecida e caracterizada como uma tecnologia social de múltiplo impacto pela Fundação Banco do Brasil e já presente em outros países, como Bolívia, Peru e Paraguai.

A experiência cotidiana no cuidando de pessoas em sofrimento psíquico e mental, deu ao Movimento a expertise de constatar que são diversos os fatores para os adoecimentos da alma. A realidade socioambiental a que estão inseridas as pessoas é extremamente decisiva para esse adoecimento, como por exemplo: desemprego, falta de esperança com o momento atual, medo, intolerância, preconceito, sendo as principais.

O Movimento Ame e as ações do Movimento Saúde Mental como um todo, ajudam a pautar e criar espaços de sensibilização e cuidados. Isso acontece a partir das terapias, arte, cultura, entendendo o fenômeno da Arte como motor importante nas descobertas de novas percepções de mundo, reinvenção de si, fortalecimento de laços comunitários e reflexões criativas transmutando a energia psíquica estagnada em potência libertadora e criativa.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.