Escritor Rafael Sousa ao centro

 

Os adolescentes e jovens do Programa Jovem Aprendiz do Movimento Saúde Mental (MSM) participaram do primeiro encontro presencial de 2022, neste mês de março, realizado na Casa AME do MSM.

Na ocasião, os jovens tiveram aula de Relações Humanas, seguida de oficina de escrita terapêutica com a temática “Como escrever um livro?”, com o escritor Rafael Sousa.

As aulas teóricas com os jovens são realizadas às terças-feiras e sextas-feiras para prepará-los para o mercado de trabalho, trabalhando para que o desempenho deles seja cada vez mais eficiente e humanizado. Esse desempenho é estimulado pela Abordagem Sistêmica Comunitária que trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas.

Os psicólogos Marcos Calixto e Vanessa Firmino facilitaram a oficina de escrita terapêutica, com o psicólogo e autor do livro “Escritos sobre um velho em ruínas”, Rafael Sousa.

O escritor, que já foi voluntário de psicologia no MSM, tem como essência a escrita pelo afeto. Reflexo disso, partes do livro lançado por ele em dezembro foi inspirado em suas raízes, a partir da vida de seu avô, Gonçalo. “Eu escrevo o que eu vejo, o que eu sinto, o que me afeta. Meu processo criativo vem das coisas que me transpassam”, defende o escritor. A oficina de escrita terapêutica foi guiada nesse sentido, a fim de aguçar o processo criativo dos participantes.

Na aula de abertura, a professora Rosalda Pinheiro conversou sobre as experiências que os jovens estão construindo. “Sempre estão sendo ministradas aulas para que o trabalho em equipe e essas relações humanas possam ser fortalecidas no local de trabalho de cada um […] Além de questões de saúde mental, do autocuidado e atenção que também são debatidas”.

Lara Mariele, Jovem Aprendiz

Lara Mariele Pereira Braga, de 20 anos, é Jovem Aprendiz na área de contabilidade na empresa Fortali e participa dos encontros teóricos no MSM. “Os encontros são maravilhosos porque a gente tem contato com os meninos que trabalham em outras atividades e a gente repassa sobre isso. O grupo tem várias matérias sobre relações humanas então a gente acaba trazendo questões do trabalho e levando daqui pra lá”, relata.

Redação: Rayssa da Costa, Elizeu Sousa. Fotos: Yago Medina