A profissional Monalisa Souza, 28 anos, é ajudante de cozinha no Giardino Buffet.

Em 2019, Monalisa entrou no Movimento Saúde Mental (MSM) como prestadora de serviços à comunidade em uma medida de reinserção social, cumprindo uma pena alternativa. Após um ano de trabalho, foi contratada para atuar na área de serviços gerais. 

No Movimento Saúde Mental, Monalisa foi acolhida, escutada e cuidada. Hoje, vive uma nova fase em sua vida. Ao refletir sobre as transformações que envolvem sua vinda ao Buffet, Monalisa, moradora do Bom Jardim há 22 anos, relembra: “Mudou tudo! Eu era uma pessoa muito tímida e hoje em dia não sou mais. Converso mais, conheci pessoas novas… E quero crescer mais ainda aqui dentro!”

Os primeiros passos de Monalisa foram cuidando dos espaços terapêuticos com muito zelo e dedicação, depois foi integrada na Escola de Gastronomia Autossustentável e agora no Giardino Buffet. Essa evolução ativou na jovem a vontade de realizar um sonho: ser nutricionista. 

O acolhimento no MSM e a oportunidade de trabalho lhe permitiram iniciar uma nova carreira com as habilidades desenvolvidas e os laços de convivência criados ali. O vínculo com a comunidade vem sendo fortalecido e, junto às colegas da gastronomia, tem aprendido muito na prática.

Monalisa conta que seu sonho de ser graduada em nutrição é antigo, e que agora se sente cada vez mais perto da realização.

A história da Monalisa é um dos frutos da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), tecnologia socioterapêutica desenvolvida no MSM e praticada no Giardino. Um dos princípios dessa tecnologia diz respeito ao fortalecimento de laços afetivos e sociais entre as pessoas e a comunidade, para oferecer novos caminhos de cura integrados ao equilíbrio biopsicossocioespiritual.

Por Rayssa da Costa e Elizeu Sousa.

Foto: Yago Medina.