Os estudantes de mestrado e doutorado da Universidade de Harvard e de universidades brasileiras, além de professores do curso colaborativo Brasil-Harvard se encontraram na palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no dia 13 de janeiro. Foram acolhidos com apresentações artísticas das crianças do Projeto Sim à Vida e pelo presidente da instituição, padre Rino Bonvini.

Rino apresentou a Abordagem Sistêmica Comunitária, uma tecnologia socioterapêutica que acolhe e cuida de pessoas com transtornos psiquiátricos, além de promover a saúde integral de pessoas no Bom Jardim, em Fortaleza.

“O Movimento, nesses dezesseis anos de existência, desenvolveu a Abordagem Sistêmica Comunitária, uma tecnologia socioterapêutica que acolhe, escuta e, de forma coletiva, contribui para a busca de solução para os problemas geradores de sofrimentos psíquicos e de enfermidades”, destacou Bonvini. O padre descreve para os estudantes de Harvard o serviço prestado pelo Movimento Bom Jardim para a comunidade do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, e também para os índios Pitaguary, em Maracanaú e Pacatuba, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Vivência socioterapêutica do padre Rino com a comunidade

Rino Bonvini destacou sua vivência no ambiente autopiético comunitário do Movimento, em que, de forma coletiva, as pessoas produzem soluções para os sofrimentos geradores de doenças. “Aqui observamos uma autopoeise, ou seja, a própria comunidade identifica seus problemas e elabora soluções que vão promovendo a vida, levando em conta a saúde do corpo e da mente, a cultura cotidiana, a cidadania e a espiritualidade”, comenta Bonvini.

“Cuidamos da pessoa, considerando a múltipla dimensão biopsicossocioespiritual, observando que as interações sociais tanto são definidoras de problemas, quanto podem gerar as soluções, quando orientadas para as conexões que refletem a valorização da autoestima e consideram a pessoa como um recurso e não como uma carência, numa perspectiva de corresponsabilidade”, destaca o padre.

Em seguida, crianças do Projeto Sim à Vida, umas das ações do MSMC, fizeram uma apresentaram cultural, dançando em estilo de roda de capoeira, encantando os participantes da atividade. Na sequência, estudantes e professores conheceram as dependências da Casa AME – o ponto de Cultura da instituição, e o Caps Comunitário, gerido numa parceria entre o Movimento e a Prefeitura de Fortaleza.

As professoras Márcia Castro, da Harvad-Brasil, Márcia Machado Tavares, pró-reitora da UFC, e os professores James Maguire e John David, também da Universidade de Harvard acompanharam a atividade. Também participaram o professor Aluísio Segurado e Maria Amélia Veras da USP (Universidade São Paulo).

Sobre o curso

O curso colaborativo está sendo realizado de 7 a 25 de janeiro, na sede do Ipred, em Fortaleza e contempla 15 estudantes norte-americanos e 15 estudantes de mestrado e doutorado de universidades brasileiras. A formação é realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o David Rockfeller Center for Latin American Studies.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.