Nos dias 9 e 10 de outubro, o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) recebeu a visita de Luciana Rocha e Kleber Valadares (técnicos do Itaú), profissionais do Fundo Internacional Sócio-Ambiental (FICAS), que faz a coordenação técnica do Programa de Investimentos em Programas Sociais do Fundo Itaú Excelência Social (PIPs FIES) 2013.

A visita dos técnicos do Itaú teve, como objetivo, avaliar o programa de qualificação profissional do MSMC que foi inscrito e selecionado entre os 25 semifinalistas do PIPS FIES 2013.

Os consultores realizaram uma vivência de um dia e meio, conversaram e tiraram dúvidas com a coordenação do MSMC e do Programa de Qualificação Profissional. Além disso, participaram, também, de uma tarde de formação com jovens do Clube da Oportunidade. A ação profissionalizante reúne um segmento da juventude do Bom Jardim e de bairros vizinhos interessados em potencializar seus conhecimentos e refletir sobre a vida profissional e as formas de ingresso no mercado de trabalho.

No segundo dia, o consultor Kleber Valadares realizou uma roda de conversa e lançou questões sobre o “sentido dos projetos sociais”, proporcionando um momento de trocas e partilha de ideias sobre a realidade social em que está inserido um projeto social. Além disso, ajudou a refletir sobre os objetivos, resultados e contribuições para a transformação da realidade a que se propõe um projeto desse porte.

Os consultores do PIPS-FIES também conheceram outros espaços de atuação do MSMC, como a Casa Ame (Arte-Música-Espetáculo), a Telhoça das Práticas Populares de Cuidado e o Centro de Atenção Psicossocial Comunitário.

Participaram do diálogo com os consultores, o padre Rino Bonvini, presidente do MSMC, e os coordenadores Natália Martins, Nádia Franco, Sirliane Teófilo, Cláudia Rodrigues, Márcia Cristine Oliveira, Eliahne Brasileiro e Elizeu de Sousa. Também colaboraram no momento de reflexão sobre o projeto social o professor Enilson Soares e a jovem aprendiz Taís Ferreira.

Os consultores encaminharão relatório para a instância do PIPS-FIES que fará a seleção final dos projetos a serem financiados. Ao todo, 15 projetos serão beneficiados.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.