Na terça, 29 de março, as crianças e comunidade do projeto Sim à Vida homenagearam o padre Rino Bonvini, o criador da Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida há duas décadas pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Durante o dia, padre Rino, seus pais Clemenza e Mário Bonvini, Wopila, índio Lakota Sioux, Natália Tatanka, Neto Pitaguary, Balbina Lucas e Elizeu de Sousa, visitaram os núcleos do Sim à Vida.

As crianças ofereceram ao padre Rino danças, música, teatro e arte, nos núcleos Siqueira, Wopila, Marrocos e Bom Jardim. Foram formas de agradecer o dom da vida do padre Rino.

No diálogo, Rino perguntou o que cada criança quer ser quando crescer. Surgiram muitas profissões e muitos sonhos de paz para si e para a comunidade. Entre muitas respostas, Rino enfatizou que cada um deve cultivar e realizar seu sonho.

À noite, com as crianças e comunidade de amigos, colaboradores do MSMC e moradores do Grande Bom Jardim, foi realizada a celebração missionária do padre Rino, com vários depoimentos de pessoas que encontraram um novo caminho em suas vidas com o apoio dele. Outros amigos o parabenizaram após a missa.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM International. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza e Maracanaú e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do MSMC, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.