Parte dos alimentos foram doados aos Pitaguary.

O Movimento Saúde Mental Comunitária recebeu do M. Dias Branco 11,4 toneladas de biscoitos, macarrão instantâneo e farinha de trigo, em 17.01.2022, e distribuiu para famílias em situação de insegurança alimentar, por meio de seus programas e de mais de 30 organizações parceiras.

Para o recebimento dos alimentos, o MSM contou com um caminhão do supermercado Ana Risorlange, parceiro do Movimento nessa e noutras ações. Contou também com várias organizações comunitárias do Bom Jardim que ajudaram a descarregar o caminhão e a van do MSM.

As organizações parceiras na distribuição dos alimentos, que formam o ‘campo comunitário’ da Abordagem Sistêmica comunitária nesta ação são: Associação Queira o Bem, Nazaré Pitaguary, Casa de Oração, CONJER (Selma), Instituto Amor ao Próximo ( Caio), Projeto Irmão Sol, Pastor Marcelo, Elineuda, Padre Douglas, Criart, Comunidade Terapêutica  Zion, Brigada de Solidariedade/ Ocupação Carlos Mariguella, Sertão Quixaba Tejuçuoca, Instituição Vidas (Wilssa), Comunidade Terapêutica Recuperando Vidas, Posto de Saúde Pitaguary, Benício Pitaguary, CEPEC (Tony Souza), AMBJ Unidas, Instituto Maria do Carmo, Cilene Granja Portugal, Associação do Parque Jerusalém (Regislane Severino),  Associação dos Catadores Marrocos (Toinha),  Projeto Gentil Somos (Daniel Gurgel), Instituto Semente da Liberdade (Elieuda), Associação dos Moradores da Comunidade do Marrocos (Zélia), Centro de Cidadania e Valorização Humana (Ingrid), Instituto Doando Que se Recebe (Cris), Instituto Katiana Pena, Mãe Tutu, Conselho Comunitário 8 de Dezembro – COCOMOD, Conjunto Frei Domingos, Instituto Vidas.

O Brasil está enfrentando o descaso com a vacinação contra a Covid, o crescimento do número de pessoas desempregadas e em situação de fome, entre tantas outras ameaças aos direitos humanos e à vida. O MSM trabalha a serviço da saúde integral, incluindo a diversidade humana e ambiental, seguindo a opção preferencial pelos mais pobres e a construção da casa comum, enfatizando as orientações do papa Francisco.

Neste momento de emergência, partilhar o pão se faz necessário a cada dia, enquanto o MSM também se une as forças atuantes da sociedade para alcançar políticas públicas garantidoras da dignidade humana com saúde, moradia, assistência, transporte, seguridade social, educação, cultura, laser e, fundamentalmente, segurança alimentar para todas as pessoas.

O MSM, ao longo de 25 anos, vem construindo a Abordagem Sistêmica Comunitária, de visão ecumênica e libertadora, que busca desenvolver em cada território onde chega, um campo social comunitário. Onde as pessoas e a comunidade se corresponsabilizam para proporcionar vida digna e em abundância a partir do conhecimento de si, dos problemas que nos cercam e das possibilidades de solução que estão ali mesmo, na comunidade.

De acordo com padre Rino Bonvini, psiquiatra, idealizador e presidente do MSM, a saúde plena se dá quando alcançamos o equilíbrio biopsicossocioespiritual. Corpo, mente, espiritualidade e sociabilidade num movimento autopoiético gerador e mantenedor de vida. Assim, se estimula a sociedade a se organizar na formação de um campo que se manifesta em ações concretas geradoras de soluções, na manutenção da casa comum de todos os seres.

Nessa ação de partilha de alimentos, alguns parceiros vão se manifestando, espontaneamente. Seguem dois testemunhos, outros podem ser vistos no instagram do MSM, nos próximos dias.

“Queremos aqui transmitir os nossos sinceros agradecimentos ao Movimento Saúde Mental, bem como ao Grupo M. Dias Branco, por esta boa ação de hoje, que foi a doação de biscoitos e macarrão instantâneo ofertados à nossa Associação. Como todos sabemos, é por atitudes como essas que conseguimos manter viva a esperança em ajudar outras pessoas, principalmente àquelas mais necessitadas, repassando o que recebemos e formando essa grande corrente de amor e solidariedade. Temos certeza de que essa contribuição será ‘devolvida’ a cada um de vocês em forma de grandes bênçãos vindas do Senhor nosso Deus. E por isso, nós da Associação Queira o Bem, apresentamos a nossa eterna gratidão a esses grupos solidários e do bem e desejamos que essa parceria só venha a crescer cada dia mais, pois nossa Associação depende desse apoio e de doações como essa, para que possamos dar uma assistência à essas famílias tão necessitadas de nossa comunidade”.

“A associação Comunitária dos Moradores do Parque Nazaré externa toda a nossa gratidão ao Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim e ao grupo M Dias Branco pelas doações recebidas. Nossa gratidão a todos os envolvidos nessa grande rede de muita solidariedade e humanização. O nosso bairro Siqueira tem uns dos menores IDH da cidade de Fortaleza, hoje, a ASCOPAN acompanha 300 famílias. A crise socioeconômica, causada pela pandemia do novo corana vírus, agravou ainda mais o problema da insegurança alimentar e nutricional para a população mais pobre do Brasil. Segundo o IBGE, mais de 80 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar e nutricional ou seja… vivem com a incerteza de suprir uma necessidade básica: a de alimentação. Que Jesus em sua infinita bondade, abençoe e proteja todos os envolvidos.”