Desde a última segunda-feira, 15, os núcleos do Sim à Vida recebem a visita da assessora técnica em Saúde Mental da Christoffel-Blindenmission (CBM), Carmen Valle. A espanhola, que atua no escritório da organização em Hanói, no Vietnã, verifica o andamento do projeto. “Quero ver quais são as necessidades. É difícil encontrar projetos dentro da comunidade, e não somente para a comunidade”, dialoga. De acordo com Carmen, atividades desenvolvidas pelo Sim à Vida fazem com que “crianças não entrem no consumo de drogas”.

De segunda a sábado, pela manhã, o estudante Anderson Sousa,12, sai de casa, no Bom Jardim, na busca por ser artista. O núcleo do projeto social Sim à Vida, na comunidade, é para onde o menino segue no contraturno escolar para testar as habilidades de desenhista. “É o que eu mais gosto de fazer”.

Anderson é um dos 240 jovens de 7 a 14 anos atendidas pelo Sim à Vida, projeto de prevenção às drogas que tem quatro núcleos em Fortaleza e Região Metropolitana. Além do Bom Jardim, o programa assiste o bairro Siqueira, a comunidade de Marrocos (Granja Lisboa), e o bairro Horto, em Maracanaú. O projeto tem co-financiamento da organização alemã CBM e da União Europeia.

Sim à Vida

“Nós visitamos famílias a partir de áreas de risco, de vulnerabilidade social, e orientamos uma visita ao núcleo mais próximo (do programa)”, explica Elizeu Sousa, porta-voz do Sim à Vida. “Desenvolvemos uma tecnologia que é de acolhimento, escuta e desenvolvimento dos potenciais de cada indivíduo. Parece uma coisa simples, mas não é”, elucida. Terapia comunitária, arteterapia, além do trabalhos de prevenção às drogas, estão entre as principais atividades do projeto.

O programa integra o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), organização que atua desde 1996 no Bom Jardim no resgate da autoestima de pessoas por meio da técnica de Abordagem Sistêmica Comunitária. “Desde o início, detectamos que o problema das pessoas não era a miséria econômica. Era a falta de autoestima, de sonhos, de mudança. O movimento busca esse equilíbrio interno em cada um”, explica o psiquiatra e presidente do MSMC, padre Rino Bonvini. (Caio Faheina/Especial para O POVO)

Serviço

Sim à Vida – MSMC

Para doações
Endereço: rua Dr. Fernando Augusto, 980, Bom Jardim
Informações: (85) 3497 0892

Fonte: Jornal O Povo

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.