As quatro aldeias dos índios Pitaguary e amigos da etnia dançaram o toré na manhã do dia 19 de abril. Foram dois eventos simultâneos, um na aldeia do Santo Antônio, em Maracanaú, e outro na aldeia da Monguba, em Pacatuba.

No Santo Antônio, a comunidade local e índios das aldeias Horto, Olho D’água e Monguba, dançaram o toré puxado pelo Cacique Daniel. Ali, participaram os adolescentes e jovens índios integrantes do Projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Eles foram acompanhados da Natália Martins, coordenadora do projeto, do padre Rino Bonvini, presidente do MSMC e de Elizeu de Sousa, coordenador de Comunicação.

Os estudantes do Programa Jovem Aprendiz também foram vivenciar o toré dos índios Pitaguary, acompanhados de Sirliane Teófilo e Nádia Franco, respectivamente, articuladora e coordenadora dos programas profissionalizantes do Movimento. A formação transdisciplinar contempla o convívio com as diferenças étnicas e a relação de amorosidade com a “mãe” terra, que estimula os jovens a elaborarem e partilharem valores ecológicos e humanitários.

Monguba: comemoração pela conquista de mais uma área para o território indígena

As atividades na Monguba foram coordenadas pelo Pajé Barbosa durante todo o dia do Índio. Estudantes de escolas do município participaram e comemoram junto com os indígenas e a comunidade a conquista de uma gleba no sopé da Serra Pitaguary, agora incorporada formalmente ao território indígena.

Neto Witko Pitaguary, estudante do Projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos, destacou que o toré dançado no sopé da Serra Pitaguary, do lado de Pacatuba, próximo ao Km 15 da CE 060, e à via férrea, representa a confirmação definitiva da conquista da área antes ocupada por uma pedreira. Ali, já está previsto um reordenamento urbano que potencializa a preservação do meio ambiente natural, conforme informou Rosa Pitaguary.

De acordo com Natália Martins, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) já asseguraram que a gleba, antes ameaçada pela reativação de uma pedreira, agora será incorporada formalmente à terra indígena Pitaguary.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.