Em nome do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), recebi, hoje pela manhã, um casal extraordinário: Iara e Eduardo Xavier. São os Caçadores de Bons Exemplos. Em uma breve conversa, disseram-me que venderam tudo, compraram um carro e resolveram sair pelo mundo. Uma aventura de cinco anos, iniciada em janeiro de 2011.

Eles moram na mesma picape em que se deslocam pelo Brasil. O projeto é passar cinco anos colhendo informações sobre ações positivas que transformam vidas!

Há pouco, olhei o site deles e percebi que já escreveram um livro sobre o que viram em Minas Gerais, sua terra natal. Ali, estão belas imagens e textos que descrevem ações de pessoas abnegadas pelo que fazem em benefício de outros. Dizem que pretendem fazer outras publicações documentando o que viram noutros estados do Brasil, já visitados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e agora, Ceará. Irão a todos os estados brasileiros, depois partirão para o exterior, conforme está dito no site.

Disseram-me que chegaram até o MSMC por indicação de outras pessoas. Não revelaram quais. Como dispúnhamos de pouco tempo, falei um pouco sobre o Movimento e a tecnologia socioterapêutica da Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida nos 16 anos de atividade da instituição. Gravaram a fala em audiovisual, fizeram fotos comigo e a Márcia Cristine, coordenadora do Movimento, e partiram deixando um cartão de visitas, em papel reciclado, recheado de sementes de manjericão, com a recomendação para plantar e cultivar.

Disse aos Caçadores de bons exemplos: voltem outro dia e vejam nossas crianças no Sim à Vida, nossos colaboradores na Palhoça, no Caps Comunitário, na Horta Comunitária, na Casa Ame, nossos amigos indígenas Pitaguary e revelem para o mundo a boa nova semeada aqui no Ceará… Pronta para ganhar o mundo!

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.