Cerca de 20 estudantes de Psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus), visitaram, no dia 02.06 a Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim. Lá eles puderam viver a experiência de acolhida e escuta do ser humano em sua integralidade, prática diária realizada com as pessoas que buscam ou são encaminhadas para as práticas de saúde mental desenvolvidas no espaço.

Além do contato com o espaço da Palhoça, o grupo, estudantes de Psicologia do primeiro semestre, conheceu o núcleo Bom Jardim do Projeto Sim à Vida, interagiu com as crianças participantes do Projeto, e experimentou uma vivência com o grupo de autoestima.

Sobre a Palhoça Comunitária

Na Palhoça, são realizadas práticas em grupos como: arteterapia, biodança, constelação familiar, fitoterapia, meditação, musicoterapia, terapia comunitária integrativa, terapia da respiração e yoga.

As práticas de cuidado individuais contemplam: acupuntura, aromaterapia, geoterapia, massoterapia, reflexologia, reiki, shantala, shiatsu, terapia de florais e, ainda, auriculoterapia, banho de ervas, barra de access, biomagnetismo, escalda pés, terapia da respiração, entre outras.

Além do atendimento ao público externo, o Movimento Bom Jardim desenvolve regularmente com seus colaboradores os encontros de “Cuidando do Cuidador”. São momentos de cuidado e fortalecimento dos vínculos, visando o equilíbrio biopsicossocioespiritual da equipe.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.