Na manhã desta sexta, 12.08.2016, a reportagem do programa Destaque VM, da TV Verdes Mares, gravou relatos sobre transformações de vidas de pessoas, no Bom Jardim, em Fortaleza. As histórias de superação estão diretamente ligadas com a tecnologia socioterapêutica e inclusiva do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).

As falas dos usuários do MSMC Brena Kelly, Neto Pitaguary e Natália Martins descrevem o acolhimento, os cuidados terapêuticos e a conquista de sonhos a partir da conexão com a Abordagem Sistêmica Comunitária. Essa tecnologia social foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como eficiente, eficaz e replicável. Também analisada em seus múltiplos impactos em artigos científicos.

Essa abordagem acolhe a pessoa em sua totalidade: corpo, mente, comunidade e transcendência. Além disso, ajuda a desenvolver a harmonia dessas dimensões. Também facilita o desenvolvimento dos potenciais criativos.

Neto e Brena ingressaram no projeto de prevenção às drogas, Sim à Vida, do MSMC, ainda crianças (essa ação atualmente é co-financiada pela CBM International e União Europeia). Depois, participaram de outras ações terapêuticas, culturais e educativas que os levaram a descobrir novos caminhos para suas vidas.

O mesmo se deu com Natália, há dez anos. Confira a reportagem no Destaque VM.

 

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.