Publicado originalmente em 05.11.2007

A visita da consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Sofialeticia Morales, ao Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), aconteceu com a perspectiva de que ela pudesse conhecer, também, outras experiências de sucesso desenvolvidas na cidade. A articulação para a visita da Opas se deu, a partir, de uma articulação de Vera Dantas, coordenadora do projeto Cirandas da Vida da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, um dos braços da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS) no Ceará.

Sofialeticia visitou, ainda, a Comunidade em Movimento (Comov) e o Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (Escuta). Ao tomar conhecimento do rico trabalho realizado pelas entidades comunitárias, a consultora disse estar convencida de que a OPAS deve investir em um programa de apoio a projetos de educação popular.

Promoção da saúde mental

Na ocasião da visita ao Movimento, Sofialeticia solicitou o apoio do padre Rino Bonvini, presidente do Movimento, para ampliar a discussão da Opas na área da saúde mental, trazendo elementos da prática integral e comunitária que marca a organização. Ela levantou a possibilidade da Opas promover a expansão do trabalho de terapia comunitária feito no Bom Jardim, também, para os países onde há atuação dos Missionários Combonianos, nos quais a Opas já atua. Neste sentido, convidou o padre Rino para realizar uma visita ao escritório da instituição em Washington, EUA, no primeiro semestre de 2008, para apresentar a experiência do Movimento nas universidades de Washington e à equipe da Opas.

Recentemente, o padre Rino Bonvini esteve em Nova York apresentando a experiência do MSMC numa palestra no Conselho Nacional das Igrejas, organizada pelo professor Sidney Greenfield, da Columbia University. Futuramente, visa-se uma articulação entre as várias universidades estadunidenses para construir uma rede de profissionais interessados no desenvolvimento de projetos locais inspirados na experiência do Movimento.

Para Vera Dantas, a articulação que se inicia entre a OPAS e os movimentos populares que atuam com a saúde mental, educação e cultura “é um campo importante que se abre de apoio institucional aos movimentos, cabendo a eles garantirem a sua autonomia e protagonismo”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.