A equipe de colaboradores do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) participou de um momento de cuidado biopsicossocioespiritual, que contempla as dimensões essenciais à vida. Realizado no Centro Sistêmico de Psicologia (Cesp), o encontro pôs os participantes em contato com a metodologia “Mova”, que estimula o desenvolvimento para uma vida abundante, com realização pessoal e eficácia profissional.

“O Mova tem como objetivo estimular a prática de competências atitudinais, visando à construção de um ambiente favorável ao desempenho do trabalho, buscando empatia, sinergia, cooperação, comunicação, trabalho em equipe, troca de experiências, comprometimento com o trabalho e melhoria da afetividade e do companheirismo”, comenta Albigenor Militão, facilitador do encontro.

As vivências de autoconhecimento, de sinergia grupal, de compromisso com a excelência no trabalho e a realização pessoal, praticadas no encontro, estão em sintonia com a Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida e praticada no MSMC.

Ao final do encontro, os colaboradores assumiram novos compromissos de evolução pessoal e profissional. O encontro denominado “Cuidando do Cuidador” é voltado para os profissionais que trabalham a Abordagem Sistêmica Comunitária. A vivência no Cesp reuniu 31 participantes.

O momento de cuidado biopsicossocioespiritual fortalece o autoconhecimento e o vínculo comunitário, contribui para aliviar o estresse acumulado no dia a dia das atividades de prevenção e cuidados de usuários da saúde mental.

A Abordagem Sistêmica Comunitária vê o cuidador como parte da solução, mas também como parte da realidade geradora do problema. Assim, ao cuidar de outro se gera a oportunidade para aprender a se cuidar. Esse encontro é um momento privilegiado para cuidar de si.
Esse momento coletivo integra as ações de fortalecimento institucional planejadas no Programa Sim à Vida – de prevenção às drogas, realizado pelo MSMC, co-financiado pela CBM International e União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.