Cuidar de quem cuida – “O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”
Leonardo Boff

Nesse último final de semana, os colaboradores do Movimento Saúde Mental se encontraram, na Taíba, município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, para o “Cuidando do Cuidador”. A atividade é uma oportunidade de integração do grupo, mas, sobretudo, proporciona experiências de cuidado para quem têm a missão diária de cuidar de outras pessoas.

“O encontro Cuidando do Cuidador, foi uma experiência maravilhosa, onde me possibilitou um maior crescimento pessoal, fortalecimento e motivação para continuar o trabalho de forma mais efetiva. Me orgulho de fazer parte do Movimento Saúde Mental. O encontro possibilitou uma aproximação entre as equipes que trabalham em setores diferentes”, comenta a arteeducadora Dayana Santos.

A programação do final de semana, no espaço do Portal Vida, foi repleta de momentos de integração, música, dança… além de oportunidades de autoconhecimento, partilha em grupo e relaxamento. O espaço, próximo da praia, proporcionou contato com a natureza e momentos de lazer e descanso.

“O Cuidando do Cuidador favoreceu a integração e o relaxamento da nossa equipe multiprofissional. Nossa experiência na Taíba foi renovadora e, além de proporcionar um espaço para o autocuidado, serviu, também, para alinharmos nossa missão enquanto instituição que tem o cuidar como vocação”, partilha Isabel Viana, coordenadora da Casa Ame.

Para Viana, esse momento de cuidar de quem cuida, promoveu, ainda, diversão e bem estar. “Foi um espaço de compartilhamento afetuoso de histórias, planos e desejos de seguirmos nessa construção coletiva sobre a saúde mental e integral”, ressalta.

“Esse momento que o Movimento nos proporciona, nos ajuda a sair um pouco das nossas lidas diárias, e nos conectar um pouco consigo e com companheiros(as) de trabalho que normalmente não temos a oportunidade de olhar mais de perto. Para mim é quando deixo que me cuidem . Gratidão”, comenta César Alves, coordenador do Jovem Aprendiz.

Sobre o Cuidando do Cuidador

O Cuidando do Cuidador é uma das atividades do Projeto Sim à Vida, iniciativa financiada pela União Europeia e a Christoffel-Blindenmission (CBM International). O Sim à vida é uma ação desenvolvida pelo Movimento Saúde Mental que visa a Prevenção às Drogas com foco em crianças e adolescentes de comunidades do Grande Bom Jardim.

Ao todo, são três núcleos que se encontram diariamente no contraturno do horário escolar no Bom Jardim, Siqueira e Marrocos, comunidades da periferia de Fortaleza. As crianças e adolescentes têm acesso a momentos de lazer, relaxamento e atividades artísticas e culturais.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.