Nesta segunda-feira, 13 de agosto, o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), recebeu a visita da representante da União Europeia, Maria Cristina Araújo von Holstein-Rathlou, gestora operacional do Setor de Cooperação da Delegação da entidade no Brasil. O objetivo da visita é verificar o andamento do projeto de prevenção às drogas. A ação é co-financiada pela União Europeia em Fortaleza e Região Metropolitana.

“Dentre os projetos apoiados pela União Europeia existem muitas trocas de experiências de boas práticas e esse realmente é um modelo que deve ser replicado para outras áreas”, disse Maria Cristina, ao se referir ao projeto Sim à Vida.

A ação de prevenção atende 450 crianças e adolescentes e seus familiares. A metodologia utilizada trabalha o fortalecimento da autoestima das crianças, oferece acolhimento socioterapêutico e capacita familiares para a geração de renda.

Maria Cristina disse ter confirmado o cumprimento de metas, e destacou a presença do poder público e a parceria com várias organizações privadas que contribuem para a sustentabilidade do projeto.

A representante da União Europeia disse perceber que as várias das iniciativas previstas no projeto foram concretizadas. Além disso, destacou a criação da Escola de Gastronomia Autossustentável do MSMC e o ateliê de costura, como iniciativas de sustentabilidade.

No encontro, com a primeira dama do Ceará, Onélia Santana, elogiou o trabalho conduzido pelo padre Rino Bonvini e falou do compromisso em colaborar com a continuidade do projeto.

Também presente, Stélio Gama, presidente do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), apresentou um curso de robótica para crianças do projeto, desenvolvido em parceria com o MSMC.

A organização social Somos Um, coordenada por Ticiana Rolim, está desenvolvendo um projeto de capacitação para microcrédito com MSMC, voltado para empreendedores do Bom Jardim, entre eles, mães acolhidas pelo projeto de prevenção às drogas.

 

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.