Em frente à Escola de Gastronomia, moradores das comunidades do Bom Jardim faziam fila. Noite do dia 22/12/2021, após a missa de Natal. Para iniciar a partilha do jantar, o padre Rino fez esta exortação:

“Que o Deus da vida abençoe este alimento para nos dar força para reconhecer o Cristo presente no nosso próximo!… E nós sermos alimento para transformar este mundo em um mundo de paz, amor e justiça!”

Em seguida, os colaboradores do Programa Gastronomia Social da UFC e do Movimento Saúde Mental (MSM) iniciaram a distribuição de mais de 500 refeições.

A professora Eveline Alencar, coordenou a ação e participou da distribuição das refeições. Ela agradeceu ao Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileira, ao MSM, aos colaboradores e doadores e disse acreditar que um dia “a Segurança Alimentar ainda será de fato um direito humano garantido e não faltará comida na mesa de ninguém!”

No cardápio da Ceia tinha pratinho cearense e macarronada ao molho bolonhesa e ao molho parisiense, sucos de acerola e maracujá, bolo com geleia de goiaba e água.

Essa foi a segunda edição da Ceia Solidária na Rua (clique aqui e saiba sobre a primeira), nesse período em que a fome se alastra em nosso país por descaso governamental. Já são 19,1 milhões de pessoas em situação de fome. (Veja matéria).

Em 2021, conforme contabiliza Natália Martins, diretora de sustentabilidade do MSM, a Escola de Gastronomia Autossustentável do MSM distribuiu 70 mil refeições para as áreas mais vulneráveis do Grande Bom Jardim.

Entre os parceiros e colaboradores desta Ceia Solidária na Rua, estiveram: Gastronomia da Mari (@gastronomiadamari), Fundação Batista Central (@fbcfortaleza), RB Distribuidora (@rbdistribuidorabr), Fortali (@fortali), M. Dias Branco (@mdiasbranco), AQuitanda (@aquitanda_ce), Betinho Frutas Selecionadas, Lojão Esquinão da Batat, MAXIMUM Produtos de Limpeza (@plimplimprodutos), Achou Gastronomia (@achougastronomia), Agência Serafim (@mktserafim), Empório do Planalto (emporiodoplanalto), Chef Cherry.

 

Trabalharam como voluntários na preparação e distribuição da Ceia: Geórgia Goiana (@georgiagoiana), Gutenberg Lima (@limagutenberg), Leonardo Xavier (@xavleo), Ananda Darynne (@anandadarynne), Alexandre Lesso (@alex_sosel), Cynara Carvalho (@cynara_carvalho), Gustavo Tartari (@gftartari), Samuel Rabelo (@samuel_rabelo_), Letícia Silva (@letsilvab_), Isaqui Oliveira (@isaqui_oliveira), Andyara Caetano (@andyaracaetano), Regiane Rabelo (@regianegastronomia), Jéssica da Silva, Doralice Oliveira (@as_maravilhas_de_alice), Jessica Pereira (@jessicat_pereira), Marcos Daniel (@danyel.sales), Mikaelle Nunes (@miikanunes), Natália Martins (@natatanka), Erick Maciel (@erickmaaciell), Tereza Garcez (@terezacnagarcez), Regina Bastos (@regina_mbastos), Paulo Henrique (@paulofortalbr), Josberto Garcez (@josbertogarcez), Profa. Eveline (@evelinedealencarufc).