O sol acabava de se esconder por trás da serra e as luzes dos postes se acendiam nas ruas do Bom Jardim, quando crianças, jovens e adultos iniciavam o cortejo do Cante, Dance e Pinte 7, no dia 6 de setembro de 2013. Era a arte na rua, animando e conscientizando a comunidade.

À frente, um casal de adolescentes conduzia o “estandarte” do evento. Seguidos por crianças do projeto Sim à Vida, pelos tambores animados pela Ciranda da Vida, por palhaços, malabaristas, bailarinas e contorcionistas do Circo Escola, por jovens índios e índias Pitaguary e muitos animadores das comunidades locais e das organizações parceiras.

Na praça do Santo Amaro, uma pequena multidão, com muitas crianças, formava uma grande roda para acolher os artistas na noite de encerramento do Cante, Dance, Pinte o 7. A tia Kelly anunciou cada participação do Circo Escola. De mímica de palhaços, a malabares, mulher elástica e equilibristas foi constituído um espetáculo circense, para o encanto de adultos, jovens e crianças presentes à festa de arte na rua.

As crianças do Sim à Vida dançaram com entusiasmo uma roda de toré. E a estreante apresentadora de palco Nádia Franco conduziu boa parte do espetáculo, com o apoio da Natália Tatanka, que partilhou com ela a coordenação de todo o evento.

A cantora Eliahne Brasileiro e as bandas locais Mandacas e Calibre 39 deram o tom da alegria cantada. Sob a voz de Eliahne, uma ciranda espontânea se formou ao pé do palco dançando na praça.

Ali, se encerrou mais uma edição do Cante, Dance, Pinte o 7, coordenada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) que contou com as parcerias do Cirandas da Vida, Projeto ABC/Circo Escola do Bom Jardim, Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Paróquia de Santa Cecília, Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades (IDEP Social), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Jornal O Povo, Supermercado Ana Risorlange e Rádio Universitária FM 107.9/UFC.

Nesta edição, o evento realizou práticas populares de cuidado, pinturas de muro e arte na rua, mobilizando especialmente crianças, adolescentes e jovens, além de massoterapeutas e cuidadores do MSMC. O tema deste ano foi “fraternidade e juventude”. O grupo de jovens católicos do Santo Amaro teve também destacada participação junto aos educandos do projeto Jovem Aprendiz do MSMC, limpando a praça e fazendo os murais.

Homenagem

Em um momento especial, Natália anunciou uma homenagem à memória do seu Francisco Pinto de Souza (Francisquinho), animador da comunidade e cuidador daquela praça, falecido ano passado.

Para receber a homenagem, que incluiu a pintura de um desenho do rosto de Seu Francisquinho no muro da praça, estavam presentes sua esposa, Maria Albertina Pinheiro de Souza, e um de seus quatro filhos, Juscelino Pinheiro, acompanhado do filho Pablo Anderson.

O servidor público, Francisquinho, como era conhecido nos encontros das comunidades locais, foi líder comunitário e residiu por mais de 44 anos na Rua São Francisco, 523, no Santo Amaro (Bom Jardim).

O funcionário público Juscelino Pinheiro, agradeceu a homenagem prestada ao seu pai e à lembrança do nome de Francisco Pinto de Souza para dar nome aquela praça, uma vez que ele foi um dos principais responsáveis pela definição daquela área como espaço de lazer para a Comunidade de Santo Amaro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.