Natália Tatanka, Neto Pitaguary e Elizeu de Sousa participaram, hoje, do IV Encontro Nordestino de Educação e Cidadania “Tecendo Caminhos com Novos Olhares”, promovido pelo Instituto Nordeste Cidadania (INEC). O encontro aconteceu no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste, no Passaré, em Fortaleza, lá o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), apresentou suas tecnologias sociais.

Natália, coordenadora de Articulação Indígena e Direitos Humanos do MSMC, e o índio Pitaguary Neto Witko, falaram sobre a luta pela demarcação das terras indígenas e apresentaram um toré, com outros jovens Pitaguary, durante a manhã de apresentação das tecnologias sociais do MSMC.

À tarde, Elizeu de Sousa, coordenador de eco-educomunicação do MSMC apresentou o vídeo “Vida Sã” e explica a tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto, a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), desenvolvida no Bom Jardim há mais de 17 anos.

“A ASC realiza processos socioeterapêuticos e socioeducativos com foco na atenção aos transtornos psiquiátricos, ao esclarecimento quanto à situação das pessoas portadoras de tais transtornos, envolvendo a família e a comunidade para a co-construção de soluções continuadas de promoção da vida e, também, da superação de estigmas e preconceitos e da afirmação de direitos”, descreve Elizeu de Sousa.

Essa tecnologia social de múltiplo impacto foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como exitosa, eficaz e replicável, em 2009; e também como inovação em saúde mental em artigos científicos veiculados no Brasil e no exterior (Bosi et al, 2011; 2012, Godoy et al, 2012).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.