Crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida participaram do McDia Feliz através de ação solidária da Social Turismo, parceira do Movimento Saúde Mental (MSM). No dia 27 de agosto, os meninos e meninas — moradores da comunidade Marrocos, em Fortaleza — lancharam no restaurante McDonalds em Maracanaú, na região metropolitana da capital cearense.

Os passeios que proporcionam experiências inéditas para as crianças e adolescentes fazem parte do projeto Sim à Vida. Nesses momentos de lazer, elas têm contato com possibilidades distantes da realidade em que vivem.

No projeto, elas são acolhidas e desenvolvem as inteligências múltiplas, a partir da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), que é a tecnologia socioterapêutica do MSM. Assim, elas podem sonhar e construir um mundo melhor para si mesmas e para a comunidade.

O McDia Feliz é promovido nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Assim, a renda obtida com a venda do sanduíche BigMac durante uma dia, anualmente, é revertida em ações de combate ao câncer infanto-juvenil. 

Dessa forma, pessoas e instituições podem promover outras ações solidárias a partir da compra e doação de tíquetes de sanduíches. Esse é o caso da Social Turismo que, nessa mesma ação, beneficiou outra instituição além do Movimento Saúde Mental: a Associação Peter Pan.

Isso porque, no Ceará, o valor arrecadado é doado para a Associação, que é referência no tratamento de câncer infantojuvenil. 

O sócio-administrativo da Social Turismo, Jackson Almeida, comenta sobre o passeio com as crianças do projeto Sim à Vida: “Não é só um lanche ou só comida. É esse olhar, esse cuidado, é essa atenção que pra gente é muito legal ter esse momento com eles”.

Sobre o Movimento Saúde Mental, ele complementa: “é uma instituição muito especial pra gente por sabermos quem é o padre Rino [presidente da instituição], conhecermos o trabalho dele e estarmos próximos do Movimento há tantos anos. Chega a ser uma honra pra gente poder fazer, a gente gostaria de fazer até mais”.

O projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental, visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 Redação e fotos: Rayssa da Costa