O Movimento Saúde Mental (MSM) recebe a visita de Jania Paula e Andréa Florencini, colaboradoras do Centro de Defesa Dom Oscar Romero (CEDHOR), organização de defesa dos direitos humanos criada por Missionários Combonianos na Paraíba, presidida pelo padre Xavier Paolillo.

Nos dias 25, 26 e 27 elas compartilham experiências, como as do Projeto Legal (ação do CEDHOR com crianças e adolescentes), e vivenciam terapias e ações da Abordagem Sistêmica Comunitária do Movimento Saúde Mental. 

Em julho, duas colaboradoras do MSM, Ana Paula Fernandes e Daniela Sampaio, irão à Paraíba para intensificar a troca de informações sobre práticas socioterapêuticas.

Andréia é terapeuta do CEDHOR e já percebe novas possibilidades na visita ao MSM. “Queremos levar um movimento que possa trazer esperança, trazer ação e transformação pra vida daquelas crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social”, afirma. “Estamos aqui para auxiliar nesse processo de vida, de renovação e, principalmente, de esperançar, já dizia Paulo Freire”.

Jânia Paula é assistente social, trabalha no setor de captação de recursos do CEDHOR e é terapeuta. Ela destaca que padre Rino e o Movimento Saúde Mental também são referência para o CEDHOR. Por isso, “a gente veio beber da fonte”.

O CEDHOR está localizado no município de Santa Rita (PB), a 20 km de João Pessoa. A instituição oferece apoio sócio jurídico aos moradores do território em que atua e aos defensores de direitos humanos. O público acolhido por eles é formado por crianças, jovens, mulheres e moradores das periferias e comunidades quilombolas.

Redação: Elizeu Sousa/ Rayssa da Costa

Foto: Yago Medina