No sábado (23/04) foi realizada a cerimônia de encerramento dos cursos de Robótica, Aplicativos, Jogos Digitais e Ux Ui Design, oferecidos no LABInec, no auditório da Casa AME. As inscrições para novas turmas estão disponíveis via formulário.

No Bom Jardim, em Fortaleza, o laboratório de tecnologia (LABInec) foi inaugurado em 2018, resultado da parceria entre o Movimento Saúde Mental e o Instituto Nordeste Cidadania (Inec)

Ao todo, 32 crianças e adolescentes finalizaram a formação tecnológica, com a exposição de trabalhos finais.

Os cursos têm duração de 6 meses e são destinados a crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, desde que sejam alunos de escola pública. Para realizar a pré-inscrição para novas turmas, é necessário preencher o formulário e aguardar a confirmação via telefone. Para a finalização da matrícula, será realizado um teste seletivo.

Naiane Rocha Nascimento tem 10 anos e, para a conclusão do curso de Jogos Digitais, a menina criou um jogo que tem a missão de derrotar um “chefão”. Naiane, que também participa do projeto Sim à Vida, diz: “Eu gostei muito e lá na frente isso pode dar um futuro pra gente. Pode bombar o jogo e até ganhar dinheiro”.

O coordenador da Casa AME, Ivan Nogueira, aponta o acompanhamento diário da evolução das crianças e adolescentes. Isso porque os espaços da Casa acolhem o LABInec, além das atividades artísticas e culturais do Movimento.

“Fico muito feliz de estar aqui em um sábado de manhã com a Casa lotada de jovens, profissionais e pais, vendo o resultado de todo esse aprendizado. E fica sempre a semente plantada de querer sempre mais. Estou muito feliz pelos meninos e pelo Movimento, por estar sempre proporcionando aprendizado, acolhimento e amor a toda a comunidade do Bom Jardim”, ressalta Ivan.

Sobre a expressiva participação das crianças do Sim à Vida nos cursos do LABInec, desde a inauguração do laboratório, a coordenadora do projeto Balbina Lucas destaca: “Fico muito feliz quando vejo as crianças do Sim à Vida se desenvolvendo e vendo coisas novas que jamais chegariam para eles, porque é uma coisa que existe nas escolas de grande porte, para pessoas ricas da cidade. E a gente vê que aqui eles fazem coisas maravilhosas”.

Além da parceria com o LABInec, o projeto Sim À Vida recebe fomento da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, doações de alimentos do Programa Mais Nutrição e é uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas.

Nágela Araújo é coordenadora socioambiental do Inec e durante o evento comentou sobre a satisfação em poder despertar a curiosidade pelo estudo sobre tecnologia digital em crianças e adolescentes. “Hoje o mundo é digital: a tecnologia digital permeia toda a nossa volta. Então, a gente poder oportunizar isso para crianças e adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social é muito positivo e a gente já está percebendo que tem gerado impacto muito bom na vida deles”, finaliza Nágela.

 

Redação: Rayssa da Costa e Elizeu Sousa