O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) se une ao Instituto Nordeste Cidadania (Inec) na campanha contra a fome da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para realizar um Natal Sem Fome. Nesta sexta-feira, 3 de novembro, a partir das 9h, convidamos todo mundo a ir a praça do Santa Cecília fazer doações de alimentos não perecíveis.

A fome voltou ao Brasil, são 7 milhões de pessoas nessa condição conforme indica pesquisa PNAD/IBGE. Em 2014 comemorávamos a saída do Brasil do mapa da fome. Com a redução de políticas sociais como o Bolsa Família, por exemplo, o problema retornou.

No Bom Jardim, o Inec tem um posto de coleta no Crediamigo (av. Oscar Araripe, 1454) e o MSMC recebe doações em sua sede (R. Fernando Augusto, 609). O Movimento também tem um ponto de coleta no bairro Edson Queiroz, na rua Dr. Hermes Lima, 136, na Clínica Therapeuein.

Mães, crianças e educadoras integrantes do Projeto Sim à Vida, do MSMC, também foram às ruas participar da campanha nacional por arrecadação de alimentos e de protesto contra o retorno do Brasil ao mapa da fome.

A coleta vai até o dia 15 de dezembro, a entrega de alimentos e também de brinquedos e materiais escolares será feita no dia 20, em uma ação integrada do INEC com seus parceiros.

Os programas de prevenção às drogas, de profissionalização, empreendedorismo e de práticas integrativas e complementares de cuidado do MSMC estão mobilizados nessa ação de cidadania iniciada pelo sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, há mais de vinte anos.

A campanha contra a fome e pela vida é retomada agora em um tempo em que 11% da população mundial vive em situação de fome. O Brasil, não distante dessa realidade, sofre com a retirada de direitos trabalhistas e diminuição de programas sociais voltados para os mais pobres. Essa realidade tem feito com o mapa da pobreza no país se amplie cada vez.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.