Crianças e adolescentes do Sim à Vida – projeto do Movimento Saúde Mental (MSM) que promove o autoconhecimento e desenvolvimento das múltiplas inteligências- fizeram um passeio na foz do Rio Ceará. Também participaram do passeio usuários do CAPS Comunitário do Bom Jardim e das Práticas Integrativas Complementares (PICs) do MSM.

Eles integraram o projeto Conversas Flutuantes, uma ação do Desenvolvimento Comunitário do Serviço Social do Comércio (SESC). Na tarde do dia 29/6/2022, eles saíram do pier próximo ao Albertu’s Restaurante e navegaram até os manguezais da barra do rio Ceará.

Na ocasião, foi descrita a origem da cidade de Fortaleza, que começou com a resistência dos indígenas contra portugueses que instalaram um fortim na Barra do Ceará, depois retomado pelos indígenas. Mais adiante, houve a invasão por holandeses. As invasões para colonização dizimaram nativos, que há milênios já viviam aqui, conforme contou Paulo Leitão, consultor do SESC.

Leitão também recordou que na ficção de José de Alencar é narrado o nascimento de Moacir, filho da índia Iracema com o português Soares Moreno. Neste romance, que descreve lugares-chave do território cearense, surgiria o Moacir, que seria o primeiro brasileiro, chamado de filho da dor, por ter surgido diante do combate entre indígenas e invasores.

adolescentes no rio ceará

No passeio, os visitantes do Movimento Saúde Mental e CAPS Comunitário foram dispostos em dois barcos. Outros três barcos acolheram pessoas de outras organizações. Todos com coletes à prova d’água e acompanhados por salva-vidas.

Durante o passeio, foi contemplada a paisagem dos manguezais, estuário da vida marinha. Lugar de reprodução de peixes, crustáceos e moluscos, entre outros seres aquáticos e terrestres. Em cada barco, um/a guia descreveu como é a vida nos manguezais e sua importância para o ecossistema, sempre fazendo um apelo contra a poluição daquele manancial.

Aquele momento, de acordo com a Abordagem Sistêmica Comunitária do MSM, fortalece a inteligência existencial e a Ecofilia – relação de amizade com os elementos da natureza, que contribui para o equilíbrio biopsicossocioespiritual da pessoa.

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.

Redação: Elizeu Sousa