Com a participação de 166 pessoas, o almoço solidário de adesão à Campanha Abrace um Projeto, Transforme Vidas superou a expectativa inicial do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). O evento foi animado com muita música, homenagens e contou, também com a presença de vários apoiadores.

Antecipando o almoço, a cantora Eliahne Brasileiro realizou um show com músicas de raízes latina e MPB, com a participação dos músicos Fernanda e Neno Brasileiro. Ao final do show, Eliahne chamou o padre Rino Bonvini ao palco. Com sua guitarra e gaita de boca Rino deu um tom especial ao musical. Em seguida, o cantor Fonseca Júnior e o maestro Tena, tocaram ritmos dançantes, enquanto os comensais saboreavam o almoço, levando muitos pares de dançarinos a percorrerem o salão no ritmo das melodias.

O Movimento também realizou uma homenagem especial ao jovem advogado Victor Correia Tomás, que foi vítima fatal de um acidente automobilístico em 18/07/2003, com apenas 26 anos de idade. Naquela ocasião, familiares e amigos do Vítor foram acompanhados pelo padre Rino.

Conforme recorda Rino, após aquela trágica partida, os mais de 40 jovens, amigos de Vítor, encontravam-se entristecidos até que veio a ideia de transformar a perda em vida para outros. Foi assim que alguns deles resolveram ajudar as ações do MSMC. O Weima, através da empresa RB Distribuidora, começou a patrocinar turmas de jovens aprendizes do Grande Bom Jardim e a acolher parte desses jovens profissionalmente. Outro exemplo foi o advogado Pepê que, desde aquele tempo, coloca o escritório Albuquerque Pinto Soares Vieira à disposição do MSMC.

Após a leitura de uma carta que contou a trajetória de vida de Vítor (lida pelo amigo do MSMC, Rafael Moreira) os pais de Vitor, Marta e Wilson Tomás, receberam da coordenadora de cursos profissionalizantes do MSMC, Nádia Franco, uma placa que homenageia o jovem advogado e que será afixada na sala de cursos profissionalizantes do MSMC. Esse foi o ponto forte do almoço solidário. A colocação da placa ainda será agendada para que se possa convidar os amigos do Vítor e seus familiares.

Após o almoço, os convidados puderam saborear um mousse de capim santo, feito por Ingrid Rocha e outras colaboradoras do MSMC.

Essa foi a quarta etapa da campanha Abrace um Projeto, Transforme Vidas, iniciada em maio de 2012. Essa edição contou com o apoio da rádio Universitária FM, do jornal O Povo, da RB Distribuidora, do escritório de advocacia Albuquerque Pinto Soares Vieira, do Skin Bye Me, do IDEP Social e de mais de uma centena de amigos do MSMC.

Como colaborar?

Para colaborar com o serviço socioterapêutico e as ações sociais do MSMC, basta entrar no site do Movimento, fazer um cadastro e realizar uma doação, de qualquer valor, na conta corrente 27502-6, agência 1379-0, do Bradesco. Ou, se preferir, ligar diretamente para (85) 3497.0892 e fazer uma visita aos nossos espaços no Bom Jardim.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.