Estudantes estadunidenses do programa da SIT Study Abroad, vão participar de roda de conversa no Bom Jardim. Eles fazem parte de uma parceria de intercâmbio cultural com o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ).

Na programação com roda de conversa, estão as atividades:

    • Na quarta, 20/09, 18h, no CAIC Maria Alves Carioca, o tema é “Raça e o projeto colonial”, com a professora Zelma Madeira (UECE).
    • Na quinta, 21/09, 19h, na Escola Senador Osires Pontes, palestra sobre “Gênero e o projeto colonial”, também com a professora Zelma.

 

Entre o grupo, o MSMC acolherá Alena Larsen, estudante de Antropologia da Universidade Skidmore College, e Grevelin Ulerio, do curso de Psicologia e Estudos Africanos, da Universidade Bucknell. São intercambistas dos Estados Unidos que ficarão hospedados na sede do Movimento enquanto fazem monografia sobre a realidade local e a abordagem socioterapêutica do MSMC.

O grupo é formado ainda por Daniela, do Dickinson College Sociology, Diana da George Washington University International Affairs, Jennifer do Smith College Sociology, Elijah do Occidental College Sociology, Jair da Duke University Anthropology, Jimmy da University of Denver Sociology, Shane da Northern Illinois University Community Development.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.