As crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida, do Movimento Saúde Mental (MSM), desenvolvem inteligências múltiplas e ecofilia. Elas participam do projeto durante o contraturno escolar. O projeto é realizado no Bom Jardim e na comunidade do Marrocos, na periferia de Fortaleza.

As inteligências múltiplas fazem parte de uma teoria que classifica as habilidades em nove tipos. São elas: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial, naturalista, existencial e musical.

A cada mês, as arte-educadoras do projeto propõem atividades para as crianças que estimulam algumas dessas inteligências. Além delas, a promoção do autoconhecimento e a elevação da autoestima também são foco do projeto.

No mês de maio, o projeto Sim à Vida trabalhou a inteligência espacial, através da criação de mapas da comunidade em que as crianças e adolescentes vivem.

Em 2021, as crianças já participaram de atividades que promovem as inteligências: musical, naturalista, linguística, corporal e lógico-matemática.

As crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida também praticam a Ecofilia, que é um dos valores do Movimento Saúde Mental. Nessa dinâmica, semelhante a inteligência naturalista, é cultivada a relação de amizade e cuidado com elementos da natureza.

 

Veja as trocas de conhecimentos entre as crianças, durante uma roda de conversa:

O que é a ecofilia?

Maksuel (10 anos): Pra mim, ecofilia é cuidar dos animais e ter entendimento da hora de fazer carinho, dar ração, dar água, cuidar, mas tem horas que ele quer ficar sozinho, quer ficar naquele lugar. Ecofilia eu entendo que é um cuidado, um amor pela natureza e pelos animais, que nem aqui na horta: muitas pessoas tiveram amor e cuidado e tiveram uma grande ecofilia pela natureza.

Davi (10 anos): E os indígenas sabem tudo da natureza. Eles pegam uma planta chamada jenipapo pra pintar eles e quando eles vêem uma planta venenosa, eles já sabem.

Lohan (7 anos): É muito importante cuidar da natureza porque faz bem pra nossa saúde.

Vitória (8 anos): Para o mosquito da dengue não entrar tem que deixar as garrafas de cabeça pra baixo, tem que tirar a água do pneu se tiver com água sempre que chover, deixar a caixa d’ água fechada e botar areia nas plantas.

Naiane (9 anos): Sempre deixar as plantas e lugares sempre limpos para não pegar nenhum tipo de doença.

Riarley (12 anos): Não pode cortar árvores porque ela dá o nosso ar e nem pode jogar lixo na rua porque pode entupir os bueiros e a gente pode viver numa inundação. 

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC. 

Redação: Rayssa da Costa e Elizeu Sousa