O trabalho com a ação socioterapêutica do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) foi destaque no programa Nossa Terra Nossa Gente, veiculado pela TV Ceará no início deste mês. Com imagens do acolhimento e da terapia desenvolvida no ambiente da Palhoça do Movimento, a reportagem ouviu beneficiários e coordenação da entidade sobre o impacto da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) na vida das pessoas.

A coordenadora geral do Movimento Bom Jardim, Márcia Cristine P. Oliveira, destaca na reportagem que a ação socioterapêutica é movida pela Abordagem Sistêmica Comunitária, uma tecnologia inclusiva que envolve a família das pessoas acolhidas e, também, a comunidade.
“A inserção da pessoa com algum transtorno, envolvendo família e comunidade, favorece a reorganização e reequilíbrio e seu pensar como pessoa”, enfatiza Márcia.

Márcia também descreveu as ações de múltiplo impacto da Abordagem Sistêmica Comunitária que englobam arte, música, espetáculo, elevação da autoestima, terapia comunitária, expressões corporais e terapias complementares, como massagem, reiki, além de biodança.

Já Damares da Silva, acolhida pelo organização para tratar seu filho com transtornos mentais, lembra que o Movimento “cuida da pessoa e cuida do cuidador”. Damares evidencia um princípio fundamental da ASC que é proporcionar aos terapeutas o cuidado de si para estarem bem ao acolherem as pessoas com sofrimentos psiquiátricos ou que vêm ao Movimento para participar de capacitações ou atividades comunitárias.

Abordagem Sistêmica Comunitária

A Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), iniciada em 1996 no Bom Jardim, é uma tecnologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto que atua na prevenção e na transformação do sofrimento psíquico e existencial.

Essa tecnologia socioterapêutica está organizada sob três princípios:

– Autopoiese comunitária;
– Trofolaxe humana;
– Sintropia.

 

Confira à reportagem.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.