Grupo conta com 35 mulheres e produziu cerca de trinta mil máscaras nesse período, que serão distribuídas para profissionais de saúde.

 

Diante do novo cenário de quarentena causado pela COVID-19, um grupo de mulheres em Fortaleza ampliou um projeto local, ‘Florescer’, para confeccionar e distribuir máscaras de pano para profissionais que se encontram na linha de frente ao combate à pandemia. Ao todo, são trinta e cinco mulheres trabalhando para produzir o material, que está sendo doado para grupos da área da saúde. Até o momento, foram produzidas trinta mil máscaras.

                                                            Confecção de mascaras

                                                                          Trabalhadora produzindo máscaras para o Projeto Florescer. (Imagem pessoal)

“Reuni minhas vizinhas, minhas familiares e conhecidas… Cada uma dessas mulheres costurou em casa. Se trata de uma oportunidade de ajudar trabalhadoras autônomas que estavam sem serviço em decorrência do comércio fechado… Agora, todas elas estão em casa, como todo mundo, porém estão trabalhando, o que resulta em uma ajuda fundamental nesse período.”, diz Natália Martins, psicóloga e coordenadora de sustentabilidade do Movimento Saúde Mental. Além disso, ela também ressalta a importância das doações de tecidos, elásticos e linhas que foram realizadas pelo Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e o trabalho feito pelo projeto “Somos Um” que fez a distribuição das máscaras. 

O Projeto Florescer garante a geração de renda para as mulheres participantes. Todas estão ajudando de maneira remota e garantindo um sustento no final do mês para suas famílias. E por falar em resultados positivos, a atuação do projeto tem gerado um impacto efetivo para a população local, que se sente abonada por ele, uma vez que a produção de máscaras é um ato do bem que visa proteger as pessoas de se contaminarem com o novo coronavírus. 

Tendo como “pai” o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, o Projeto Florescer está unindo solidariedade com esforço coletivo, assegurando a conscientização dos fortalezenses em uma corrente de gentileza e sensibilidade para com o próximo. As máscaras, além de naturalmente protegerem o profissional que está lidando com a COVID-19, representam uma ajuda inigualável – e isso não tem preço. 

Inspirar e conscientizar pessoas e empresas para auxiliarem o combate ao novo coronavírus é indispensável nesse momento, e isso o ‘Projeto Florescer’ tem feito com maestria. Se trata disso: pessoas cuidando de pessoas, em uma corrente solidária que urge ajuda e compaixão, porque as necessidades são recorrentes e constantes. Por isso, a demanda do projeto se mantém e pede doações para continuar exercendo este trabalho de solidariedade em um período tão delicado. 

 

 Por: Fernanda Belo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)