Inaugurada em dezembro de 2016, a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) contribui com a sustentabilidade do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e já formou mais de 150 pessoas do Grande Bom Jardim. Agora, a escola lança um produto exclusivo, de qualidade diferenciada: a lasanha artesanal Mamma Mia, uma receita de dona Clemenza Bonvini, mãe do padre Rino.

O novo prato resgata a tradição da lasanha familiar italiana. Produzida e congelada. Pronta para encomendas. A lasanha estará disponível às sextas-feiras s será ofertada em delivery ou pronta entrega para o Grande Bom Jardim, nos sabores frango e bolonhesa.

Cada lasanha custa R$ 9,99. Encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (85) 99174.2860.

Sobre a Escola de Gastronomia Autossustentável

A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) é um espaço de formação construído e implementado pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC). Desde sua inauguração, em dezembro de 2016, a Escola já formou 150 pessoas nos cursos de gastronomia da biodiversidade, chocolateria, gastronomia de rua, saladas e molhos, organização de eventos gastronômicos, oficinas de boleiras e curso de planejamento de cardápio.

A EGA foi implementada em parceria com o programa de Gastronomia Social da UFC, coordenado pela professora Eveline de Alencar, sendo qualificada como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A escola integra a tecnologia social de múltiplo impacto denominada Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo MSMC com a finalidade de facilitar o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas.

A escola oferta oficinas e cursos temáticos de gastronomia para as comunidades do Grande Bom Jardim. A formação conta a participação de graduandos do Curso de Gastronomia da UFC, com atividades supervisionadas pela professora Eveline Costa, coordenadora do Programa de Gastronomia Social da UFC.

A profissionalização em gastronomia também fortalece a empregabilidade, um dos determinantes sociais da saúde, atendendo a dimensão inclusiva da Abordagem Sistêmica Comunitária, que contribui para a superação da pobreza no território do Bom Jardim.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.