Crianças da comunidade do Marrocos constroem tapete criativo, no espaço Daniel Comboni. A ação faz parte do Sim à Vida, o programa de elevação da autoestima e desenvolvimento das inteligências múltiplas, entre elas a cinestésica-corporal. É uma ação do Movimento Saúde Mental (MSM).

Durante a manhã chuvosa de terça-feira (8/2/2022), 20 crianças participaram das atividades propostas, dentre elas, a criação de um tapete para jogo de tabuleiro humano, o twister.

Para a educadora Sílvia, a ação é fundamental para o desenvolvimento da inteligência cinestésica dos meninos e meninas. A inteligência corporal-cinestésica é responsável pelo equilíbrio, velocidade, flexibilidade e expressão corporal.

Durante a atividade, Silvia conversou sobre a importância do planejamento para a criação do jogo e para situações cotidianas. “Eu sempre procuro remeter as brincadeiras a alguma lição para a vida. Hoje foi sobre o planejamento”.

As atividades desenvolvidas no Sim à Vida integram a Abordagem Sistêmica Comunitária. Estimulam o autoconhecimento e têm por objetivo evitar o contato com drogas e evitar quaisquer dependências.

O projeto Sim à Vida acolhe crianças de 7 a 14 anos. Nos encontros, também são oferecidas refeições. Atualmente, o projeto tem fomento da Casa Civil do Governo do Ceará, com acolhimento de 120 crianças, em dois espaços do MSM.

O Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.

O Marrocos é uma das dezenas de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Bom Jardim, periferia de Fortaleza. Ali, habitam mais de três mil pessoas.

 

Elizeu Sousa/ Rayssa da Costa