FOTO: Arquivo MSM

 

Em mais uma semana de formação, os/as alunos/as do Gastronomia e Terapia conheceram figurinhas carimbadas da culinária e confeitaria francesa, desvendando diferentes técnicas clássicas e suas aplicações em receitas queridas ao paladar do brasileiro, como o pão de queijo e o pudim. Além disso, as aulas cobriram aspectos de manuseio, armazenamento, embalagem e custos, enquanto estimulavam a análise sensorial de cada produto.

A turma de Salgados Comerciais, orientada pelo professor Joel Andrade, dedicou a aula de 09 de setembro ao histórico e processos das massas fermentadas para fritura e do pão de queijo. Entre queijos e doce de leite, os recheios para essas massas também entraram em pauta, assim como os diferentes produtos de massa fermentada, como o donut, o sonho e salgados diversos. No dia 11, foi a vez dos/as alunos/as da turma de Confeitaria, ministrada por Monaliza Costa, serem transportados para a Europa em um momento dedicado a mergulhar nas técnicas de uma das massas que é base da confeitaria francesa: a Pâte Choux, através do preparo de carolinas, bombas de chocolate e churros.

 

 

Enquanto isso, a turma de Chocolateria, com a professora Lauana Fontenele, preparou, na aula do último dia 10, deliciosos pirulitos de chocolate recheados, mas o triunfo da preparação ficou na decoração. O manuseio e as possibilidades do uso da pasta americana encantaram os/as alunos/as, que tiveram uma aula recheada de aprofundamento teórico e cheia de cores nas decorações. Por fim, na sexta-feira, dia 12, a turma de Doces e Sobremesas, ministrada por Yan Alves, ficou entre o Brasil e a França com duas receitas queridas e temidas das duas nações: o pudim e o mousse de chocolate. Com preparos simples, porém precisos, as receitas ganharam vida nas pequenas fôrmas de plástico descartáveis ou longas taças de vidro na exposição das diversas formas de apresentação desses produtos.

 

Para o Módulo de Cidadania da semana, a aula do dia 8 de setembro focou no empoderamento digital de todos/as participantes da EGA. Foram apresentados aplicativos que podem ser usados num negócio de gastronomia, além da plataforma “Não sou Gabriela” do Instituto Cooperforte e o Instagram Profissional.

O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo  suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.

Por Lívia Vieira