Flores amarelas enfeitam a Palhoça Comunitária do Movimento Saúde Mental (MSM) neste setembro de 2025, lembrando a cor oficial do mês, agora legalmente dedicado à promoção da saúde mental e conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à automutilação. Elas (as flores) somam-se a uma programação especial que quer “Acolher, Escutar e Cuidar” de cada pessoa que chega, num grande “Movimento pela Vida”. Durante todo o mês será assim.
Mas entre os dias 15 e 17 houve uma concentração de atividades de cuidado realizadas pela equipe de terapeutas da Palhoça e voluntários/as do MSM. Foram oficinas de Arteterapia, Farmácia Vida e Escuta do Corpo; roda de conversa e uma Feira de Cuidados que entrou pra história com mais de 200 atendimentos realizados. Veio gente de vários bairros da cidade para se cuidar.
Aqui puderam fazer um revigorante escalda-pés; uma sessão de Quiropraxia; receber uma massagem gostosa nas costas ou nos pés; além de aplicações de Reiki, ventosas, argila ou Biomagnetismo. E ainda teve espaço para orientação jurídica e aplicação de vacinas.
Na tarde do dia 17 o evento ganhou as ruas do bairro numa Caminhada pela Vida animada e colorida, lembrando que a alegria e a força da comunidade estão entre os melhores amigos da saúde mental.
Até o final do mês os atendimentos individuais e a programação dos grupos terapêuticos seguem normalmente (confira no Menu Terapêutico), dando uma atenção especial à pauta do Setembro Amarelo.
Por Milene Madeiro