FOTO: Arquivo MSM
A turma de Salgados Comerciais, curso do projeto Gastronomia e Terapia, foi destaque da última semana de atividades em outubro na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). No dia 28/10, o professor Joel Andrade ministrou aula sobre hambúrgueres artesanais, onde os/as alunos/as puderam aprender as técnicas necessárias para reproduzir a receita. O preparo incluiu a produção da massa brioche e da carne, feitos artesanalmente, além da montagem do hambúrguer.
Já a turma de Chocolateria finalizou o mês com o preparo de bolos confeitados. Na aula do dia 29/10, a professora Lauana Fontenele, junto com Yan Alves – professor do curso Doces e Salgados Comerciais – ensinaram espatulagem em chantininho, e os/as participantes puderam explorar a criatividade na decoração do bolo.
A aula do curso de Confeitaria da semana focou em receitas inclusivas. No dia 30/10 a professora Monaliza Costa comandou o preparo de receitas sem glúten e sem lactose, onde a turma pôde entender mais sobre a importância dessas receitas, além de reações adversas aos alimentos. Foram reproduzidos bolo de cenoura, bolo de chocolate e brownies.
Em Doces e Sobremesas para Festa, a turma aprendeu mais sobre a doçaria nordestina e brasileira. Comandada pelo professor Yan Alves, a aula do dia 31/10 apresentou os aspectos históricos e contou com o preparo das receitas: cocadas tradicionais, morenas e de maracujá, cocada de forno, doce de leite, ambrosia, bolo de grude, bolo de goma e mungunzá.
Módulo de Cidadania
Focado no empoderamento digital, a aula da segunda (27/10) explanou a importância do marketing digital para as/os alunas/os da EGA. Foi demonstrada a usabilidade de ferramentas e redes sociais, e como elas podem ajudar a reter clientes.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, e conta com o financiamento do Instituto Cooperforte, além de seguir com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações do projeto integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael








