“Eu consegui!”, a exclamação de uma das alunas do Gastronomia e Terapia, enquanto caminhava ao encontro do seu certificado, expressa o sentimento comum que preencheu a Palhoça Comunitária no último sábado, dia 29. A 6ª edição do curso foi concluída entre relatos de superação pessoal e lágrimas que, dessa vez, vieram de um lugar de felicidade. Durante os seis meses de formação, foram muitas as histórias que se entrelaçaram dentro da cozinha da Escola de Gastronomia Autossustentável; histórias que, em sua maioria, são de mulheres que buscavam uma chance.

 

Uma dessas mulheres é Célia, concluinte do curso de Chocolateria, que chegou desmotivada a esse espaço e, através das terapias e da conquista de novas habilidades, conheceu uma versão de si surpreendente. “Sinto que sou capaz de fazer qualquer coisa. Coisa que eu não sentia, hoje em dia eu sinto, que é paz”, relata. A paz de Célia vem pelas mãos do trabalho, o dela e o de muitas outras mãos que formam essa rede de apoio, como a dos terapeutas do Movimento Saúde Mental que acolheram todas as turmas durante os processos de cuidado.

 

Na solenidade de sábado, Ana Paula Fernandes, coordenadora da Palhoça Comunitária, destacou aos presentes a importância do empoderamento, da confiança nas suas capacidades e da habilidade de reinventar-se. Também estiveram presentes os terapeutas Ana Cristina Alves, Jardel Gael e Igor Premal, que aproveitaram o momento para agradecer a receptividade das turmas com os momentos terapêuticos e o empenho de todas as alunas.

 

 

Os agradecimentos seguiram com a coordenadora responsável pela Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), Sâmara Sobreira, que acolheu cada participante e acompanhou de perto seus desenvolvimentos, fazendo questão de agradecer aos parceiros que tornam o curso possível, como o Instituto Cooperforte, que atualmente é o principal financiador, e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que, através do projeto de extensão Gastronomia Social, estrutura o curso com professores e monitores que são alunos da graduação em Gastronomia.

 

Eveline de Alencar, coordenadora do Gastronomia Social, lembrou que essa é uma formação contínua e que, enquanto esse curso se encerra, novas oportunidades e portas surgem à frente das alunas, como as da universidade que estão abertas para recebê-las. Os professores Lauana Fontenele, da turma de Chocolateria, Monaliza Costa, de Confeitaria, Yan Alves, de Doces e Sobremesas, e Joel Andrade, de Salgados Comerciais, dedicaram o momento a expressar o orgulho que sentem de suas respectivas turmas e de todos que passam pelo projeto. Aproveitaram para agradecer aos colegas alunos de Gastronomia da UFC que atuam como monitores e ao acolhimento de Sâmara na coordenação.

 

Com a mediação de Natália Tatanka, coordenadora do Giardino Buffet, e da terapeuta Ana Cristina, a solenidade de formatura foi um momento de celebrar a superação e o novo futuro de cada uma das concluintes. Com a mesa recheada de delícias feitas por elas e os certificados em mãos, a festa seguiu com sorteios de brindes especiais, abraços e um doce sabor de vitória no ar.

por Lívia Vieira