Desde quarta-feira (5/6/2013), o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e a comunidade católica de Santa Cecília fazem a acolhida famílias despejadas de um terreno na avenida Urucutuba, por ação judicial em favor do Governo do Estado do Ceará. No espaço do Movimento, na comunidade do Marrocos, no Grande Bom Jardim, estão acolhidas 81 pessoas.

De acordo com Rosiane, da comissão dos moradores, quase uma semana após o cumprimento da desapropriação do terreno, a pedido da Secretaria das Cidades, mais de 40 famílias estão sem moradia, contando apenas com a solidariedade da comunidade local.

Os moradores denunciam que o mandado de reintegração do terreno foi executado sem a devida assistência às famílias, gerando aflição e desespero, com a demolição de suas casas. Além de não ter moradia, eles questionam a impossibilidade de suas crianças irem à escola e dificuldades de acesso a atendimento à saúde por parte das mulheres grávidas, crianças e idosos.

A acolhida das 40 famílias provisoriamente no espaço do MSMC e na Capela de São José, cobram medidas de assistência emergencial por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.

Informações

Contatos: Ivan – 89914713 e Rosiane – 86386738 (Comissão dos Moradores); Padre Watson (8787.7722)

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.