Duas encenações teatrais, entre elas, “O Voo da Passarinha”, e apresentações individuais de música e poesia de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Comunitário do Bom Jardim e da Abordagem Sistêmica Comunitária animaram a população na tarde de ontem, no Centro Cultural do Bom Jardim. As apresentações marcaram o encerramento das oficinas de Teatro do Oprimido, realizadas neste primeiro semestre de 2013, na Casa AME e noutros espaços do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC).

A peça “O Voo da Passarinha” foi o destaque da tarde, com Luciana Karlo, Géu, Jonas, Daniel, Jorge, Priscila, Wesley e José Luís, no elenco. Todos participantes das oficinas de Teatro do Oprimido. A plateia também interagiu com a presença de Juraci, Silvinha e Pedro, que entraram em cena. Já Pedro Soares e Raul recitaram poesias e Igor se animou a tarde com música.

Também foi apresentada a performance teatral “O Caps” e exposição de pinturas, produzidas nas oficinas realizadas de fevereiro a julho na Casa Ame do Movimento Saúde Mental Comunitária.

Artistas locais fazem animam a tarde

O cantor Sávio Leão fez o show de encerramento, antecedido por uma mesa reflexiva sobre saúde mental com as falas de Ana Paula Fernandes, coordenadora das terapias complementares e da palhoça circular do MSMC, e Monique Rodrigues, socióloga e Curinga do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro.

Ainda foram exibidas fotografias e um vídeo-documentário sobre o processo de trabalho com teatro do oprimido no Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim.

A ação faz parte do projeto Teatro do Oprimido Movimentando a Saúde Mental, Residência Artística que Eloana Carolina Gentil e sua equipe de curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), Alessandro Conceição e Monique Rodrigues realizaram neste primeiro semestre de 2013. O projeto aconteceu por meio do Programa Interações Estéticas/Residências Artísticas em Pontos de Cultura promovido pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). De fevereiro a junho, o Ponto de Cultura Casa Ame acolheu o Teatro do Oprimido como mais uma ferramenta de trabalho em suas atividades.

O evento de encerramento contou com a parceria do Supermercado Ana Risorlange e da Rádio Universitária FM, emissora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.