Nesta quinta-feira, 30 de março, às 9h, na Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), começa um encontro de intercâmbio entre universitários dos Estados Unidos e integrantes de organizações do Bom Jardim, em Fortaleza. São oito dias de atividades articuladas por SIT Study Abroad, World Learning do Brasil, MSMC, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ).

Na abertura do “Encontro das juventudes: construindo pontes para o futuro que queremos” serão apresentados os projetos desenvolvidos pelo MSMC, CDVHS e CCBJ aos estudantes que vêm acompanhados dos coordenadores do intercâmbio: Bill Calhoun, Oélito Brandão e Jéssica Varela.

Ainda na tarde da quinta-feira, os participantes do encontro visitarão o núcleo do Projeto Sim à Vida. Trata-se de ação de prevenção às drogas realizada pelo MSMC, co-financiada pela CBM International e União Europeia.

Na Sexta, 31 de março, as 9h, no CDVHS, o professor Henrique Cunha vai palestrar sobre Escravismo: Crime Histórico, Dívidas Estruturais Atuais, seguida de uma roda de conversa. À tarde, os visitantes vão conhecer uma ação do grupo Jovens Agentes da Paz (JAP) em uma escola da região.

Sábado, 01 de abril, 9h, no CCBJ, a professora Zelma Madeira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vai falar sobre Racismo: um legado da escravidão, seguida de roda de conversa.

Na segunda-feira, 03 de abril, 9h, na Casa AME do MSMC, a professora Zelma Madeira, da UECE, vai palestrar sobre A violência contra a mulher e a colonialidade, seguida de roda de conversa. À tarde, os participantes visitam a Associação Espírita de Umbanda São Miguel, no bairro Granja Lisboa.

Na terça-feira, 04 de abril, as 14h, os visitantes participarão de uma Roda de Terapia Comunitária na Palhoça do MSMC.

Nas manhãs de terça a sexta-feira, das 9 as 12h, no CCBJ, acontece o seminário Colonialidade de Descolonização, com o professor Eduardo Oliveira, da Universidade Federal da Bahia. Na sexta, de 11h às 12h, será a avaliação do encontro.

Locais de realização do evento:

Palhoça do MSMC – Rua Dr. Fernando Augusto, 985. Bom Jardim.
Casa AME do MSMC – Rua Dr. Fernando Augusto, 980. Bom Jardim.
CDVHS – Rua Dr. Fernando Augusto, 987. Bom Jardim
CCBJ – Rua Três Corações, 400, Bom Jardim.
Programa Sim à Vida – Rua Regivaldo Franca, 122. Marrocos (Grande Bom Jardim)
Associação Espírita de Umbanda São Miguel – Rua Medelín, 2914. Granja Lisboa (Grande Bom Jardim)

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.