O projeto ”Sim Vida”, uma iniciativa social do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, atende 317 crianças e adolescentes de Fortaleza e Região Metropolitana. Ele foi avaliado com “extremamente positivo” pela técnica especialista em monitoramento, Juliana Garcia Salinero, enviada pela União Europeia (UE) ao Ceará. A recomendação, que será enviada por ela à UE – financiadora da iniciativa cearense -, é de replicação do projeto em países como Equador e Bolívia.

Na Capital, Jualiana Garcia, técnica especialista em monitoramento, executou o Monitoramento Orientado para Resultados (ROM) adotada pela EU. A organização do bloco dos países europeus financia outros projetos no Brasil. Ao todo foram 16 enviados para monitorar essas ações no país.

As atividades de prevenção às drogas, que incluem crianças entre 7 e 14 anos e familiares, são desenvolvidas pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim desde 1998. Mas somente em março de 2015 passaram a receber recursos da União Europeia e da fundação alemã Christoffel-Blindenmission (CBM International), ao vencer um edital público. A cooperação se estenderá até fevereiro de 2019.

Para os quatro anos de atividade dessa iniciativa social estão previstos o repasse de 946 mil euros ao Movimento, sendo 25% dos recursos oriundos da CBM e 75% da UE. A visita da técnica se dá pela “necessidade de sistematizar processos”. Juliana aponta quatro critérios estabelecidos na avaliação: relevância (resolução dos problemas), eficiência (realização e aproveitamento das atividades), eficácia (uso dos recursos) e sustentabilidade (continuidade). O que, segundo ela, foram avaliados de forma muito positiva.

Entrevistas foram realizadas com gestores do poder público – de Fortaleza e de Maracanaú – que apoiam as ações, com as crianças e jovens atendidos, com as famílias e os profissionais que realizam o trabalho.

A coordenadora do projeto Sim à Vida, Balbina Lucas, explica que a ação é realizada no Siqueira (99 crianças atendidas), na comunidade do Marrocos – Bom Jardim (84 crianças), na sede do Bom Jardim (47 participantes) e em Maracanaú (87 integrantes). Outras 210 crianças participam em atividades realizadas em escolas de Fortaleza. Um total de 90 mulheres das áreas assistidas recebem formação em corte e costura.

Com informações do Diário do Nordeste

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.